Palavras Diversas

Desde 2010 observando política, mídia e sociedade

A derrocada dos trabalhistas do Reino Unido serve de alerta para o PT

PT pode pagar pelo prolongamento dos ajustes de Joaquim Levy, tal como ocorreu com os trabalhistas no Reino Unido, a defesa de posições conservadoras cobra alto preço da esquerda

PT pode pagar pelo prolongamento dos ajustes de Joaquim Levy, tal como ocorreu com os trabalhistas no Reino Unido. A defesa de posições conservadoras cobra alto preço da esquerda

O resultado surpreendente das eleições para o parlamento do Reino Unido, é também um aviso ao PT e à esquerda brasileira.

Segundo analistas, conforme publicado pela Carta Capital“apontam também como motivo para a ascensão nacionalista a frustração com a forma como os trabalhistas lidam com os problemas econômicos escoceses. Além disso, o Partido Trabalhista foi severamente criticado por apoiar os conservadores na campanha contra a independência do ano passado. Nesta sexta-feira, Miliband, líder nacional trabalhista, renunciou.”

Se o horizonte econômico não se alterar em 2016, restará pouco tempo para o governo Dilma construir uma recuperação econômica pujante e garantir melhor convivência política com aliados e jogar água na fogueira da oposição, será o PT quem pagará a conta do descontentamento de setores populares e de aliados, políticos e sindicais, e poderá receber uma amarga reprimenda nas urnas, com a mesma dureza que os escoceses deram aos trabalhistas.

O cenário não é o mesmo, mas tanto o Partido Trabalhista do Reino Unido, quanto o Partido dos Trabalhadores, sofrem por terem que assumir, mesmo que temporariamente, posições conservadoras na economia e sofrerem derrotas parlamentares.

Logo, para o PT, a esperança reside na mudança do quadro da economia brasileira e no alívio dos ajustes econômicos já a partir de 2016.

Uma mudança imediata e que poderia aliviar tensões na sociedade, seria cobrar dos mais ricos sacrifícios neste momento e propor a taxação de grandes fortunas, como está posto, somente os trabalhadores estão escalados para a cota de sacrifício proposta por Joaquim Levy.

3 comentários em “A derrocada dos trabalhistas do Reino Unido serve de alerta para o PT

  1. Questões Relevantes
    12/05/2015

    O autor do presente artigo tem uma visão muito otimista do cenário político brasileiro. A crise é maior e mais séria como identificam bem dois artigos elaborados por legítimos representantes da esquerda.

    O primeiro chama-se : “COMPANHEIRO, VOU FAZER SUA AUTOCRÍTICA” e pode ser lido no link: http://goo.gl/m1hzWv

    O segundo, chama-se AINDA BEM QUE ERREI e pode ser lido aqui: https://goo.gl/tIG6Y9

    Curtir

  2. Pingback: A derrocada dos trabalhistas do Reino Unido serve de alerta para o PT | psiu...

  3. Pingback: A derrocada dos trabalhistas do Reino Unido ser...

Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às 11/05/2015 por em politica e marcado , , , , , .

Democratização da mídia, apóie!

Seja amigo do Barão!

Digite seu e-mail para seguir este blog e receber notificações de novos posts.

Junte-se a 3.451 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: