Palavras Diversas

Desde 2010 observando política, mídia e sociedade

SP não pode se acomodar na louvação às ideias retrógradas

São Paulo precisa vbolktar a ser vanguarda da liberdade de expressão

São Paulo precisa voltar a ser vanguarda da liberdade de expressão e do respeito a diversidade de pensamento

São Paulo precisa libertar-se do ideário conservador que alimenta agrupamentos radicais fascistas, que desfilam cada vez mais orgulhosos, sem qualquer constrangimento, de suas intenções tiranas.

São Paulo precisa voltar a ser vanguarda, precisa de seus artistas, sindicatos trabalhistas, estudantes, enfim, gente que enfrente o cerco reacionário que foi construído e sufoca a liberdade de expressão da maioria.

Como já afirmamos em um texto de 2012, AQUI mesmo no Blog: “São Paulo que tem vocação para vanguarda, a metrópole que recebe gente do país inteiro e da América Latina, não pode se acomodar na louvação à retrógradas.”

O povo paulista não pode ser arrastado para a fluência rasa do atraso, do ódio, do individualismo nefasto, do egocentrismo social, do preconceito e do racismo, que a tudo que lhe é diferente repele e agride.

Um estado que foi capaz, através de expressões culturais pioneiras, como a Semana de Arte Moderna de 1922, com paulistas a frente combatendo ideais opressivos e nocivos a coletividade, trazer a cena personalidades que se tornaram parte importante da história brasileira, como Oswald e Mário de Andrade, Tarsila do Amaral e Guilherme de Almeida, todos paulistas, e Manuel Bandeira, nordestino, entre outros, todos reagindo a sufocação da neblina conservadora que turvava o olhar cotidiano e tolhia as liberdades e suas representações mais diversas.

São Paulo não pode, por suas vocações a liderança e as inovações, ser comandado por pessoas como o coronel Telhada e o deputado Eduardo Bolsonaro. Não pode aceitar, resignadamente, aos desmandos de mais de 20 anos de governos tucanos, nem fazer coro a manifestações golpistas e antinacionalistas, sem expressar ruidosamente sua insatisfação.

Assim como a Semana de Arte Moderna caracterizou-se pela explosão de idéias inovadoras, que aboliam a estética do século XIX e buscavam uma identidade própria, um novo caminho e liberdade de expressão, é preciso hoje reagir a um cenário de dominação do atraso e repelir um pensamento derrotado do século passado e trilhar um novo rumo de respeito as liberdades, às minorias e de apreço a democracia plena.

A truculência sistêmica é sinal de sociedades não evoluídas, de baixa bagagem cultural.

São Paulo não é isso.

Onde estão os artistas de São Paulo que não se pronunciam  e rechaçam esse cenário mórbido que envergonha um povo trabalhador e lutador?

Para o momento, infelizmente, os versos de Criolo, um artista de muita sensibilidade social e que expressa em sua música a reação ao estrangulamento do sentido de coletividade, que uma horda de defensores do autoritarismo impõe, ainda dão o tom e a música que segue é uma crucial questão que peço licença para fazer, “Não existe amor em SP (?)”:

“Não existe amor em SP
Um labirinto místico
Onde os grafites gritam
Não dá pra descrever
Numa linda frase
De um postal tão doce
Cuidado com doce
São Paulo é um buquê
Buquês são flores mortas
Num lindo arranjo
Arranjo lindo feito pra você…”

 

 

3 comentários em “SP não pode se acomodar na louvação às ideias retrógradas

  1. brasdangola
    10/11/2014

    Republicou isso em Brasdangola Blogue.

    Curtir

  2. Pingback: SP não pode se acomodar na louvação às ideias retrógradas | EVS NOTÍCIAS.

  3. walter p de sousa
    09/11/2014

    O que rola em São Paulo diz que é uma luta contra os bolivarianos, liderado por intelectuais como lobão Reinaldo de Azevedo Mainardi Jabor e outros mais da elite inteligente de São Paulo. Eles não estão nem ai se estão bebendo água de esgoto, a luta deles é combater os bolivarianos.

    Curtir

Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Democratização da mídia, apóie!

Seja amigo do Barão!

Digite seu e-mail para seguir este blog e receber notificações de novos posts.

Junte-se a 3.451 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: