Palavras Diversas

Desde 2010 observando política, mídia e sociedade

Partidarismo da mídia precisa ser, inexoravelmente, derrotado nas urnas

Recentemente O Globo produziu chamada com um ato falho embutido:"sucessor de Dilma"...

Recentemente O Globo produziu chamada com um ato falho embutido: próximo governo não seria de Dilma… [clique na imagem]

Os recentes ataques da Globo e seu panfleto impresso, O Globo, contra a candidatura de Dilma Rousseff podem ter relação direta com os resultados das pesquisas Ibope e Datafolha divulgadas hoje: em ambas a candidata a reeleição apresenta amplo favoritismo, podendo até vencer em primeiro turno, considerando os votos válidos, Dilma teria entre 46% [Datafolha] e 47% [Ibope].

Estes números, combinados com a queda acentuada de Marina Silva nas últimas semanas e estagnação [Ibope] e crescimento [Datafolha] de Aécio, podem estar arrefecendo os ânimos, já muito exaltados, nas redações da grande imprensa, que, apesar de dizer o contrário, tem lado nesta peleja eleitoral.

Neste caso, os ataques podem ser resultados da confirmação da perda da capacidade de formar opinião pública, de maneira sólida e firme.

Diferente de 2010, quando Dilma chegava em queda às urnas no primeiro turno e seus adversários, Serra e Marina, crescendo, em 2014, é a presidenta quem sobe nas pesquisas e vê seus adversários embolados, o que lhe garante uma folga considerável na dianteira e uma real possibilidade de decidir a questão no próximo domingo.

Este acirramento pelo segundo lugar, desfavorece as estratégias de Marina e Aécio, que terão que se engalfinhar, sem pudores, para chegar ao segundo turno, caso seja necessário decidir a eleição em segunda volta.

A oposição não está sozinha nesta briga e, com justiça, deveria ser nomeada no plural: oposições. Pois se combinam e se completam política, apolítica e midiaticamente.

A agenda que é publicada nos principais meios de comunicação e repetida pelos políticos aliados, são processadas e ensaiadas, sistematicamente.

Dilma saiu de um cerco ferrenho em meados de 2013, para chegar a boca da urna mais favorita ainda e desmentindo todas as análises viciadas que a velha mídia difundiu e apresentou, categoricamente, desde então como uma verdade inexorável: Dilma estava fadada a derrota ou de que seria substituída por Lula pelo PT.

O certo que um dos maiores derrotados nesta eleição, seja qual for o resultado apurado neste domingo, é o bom jornalismo, que foi estuprado pelas grandes corporações de mídia, para fazer valer interesses inconfessáveis.

O papelão que O Globo, Veja, Estadão e Folha tem desempenhado, são um desserviço a sociedade e à democracia e representam, aí sim, inexoravelmente, exemplar cruzada pela desinformação voluntária.

É também isto que se impõe, como amadurecimento político de um povo, derrotar fragorosamente nas urnas.

p.s. ainda restam o debate na Globo, uma edição da Veja e duas do Jornal Nacional para vencer o partidarismo escancarado da velha imprensa.

3 comentários em “Partidarismo da mídia precisa ser, inexoravelmente, derrotado nas urnas

  1. walter p de sousa
    03/10/2014

    Só que essa mídia como diz já era ninguém que um pouco de conhecimento não acredita mais nela. Nem o partido que ela tanto o saco não acredita, no dia que eles precisar fazer alguma critica contra eles , eles vão jogar na cara deles que eles são desonesto. Ninguém é contra eles fazer critica ao o P T o que incomoda é esconder dos outros partido as mesma coisas que elEs critica o P T.

    Curtir

  2. Pingback: Datafolha dá mais esperança a Aécio do que Ibope | MANHAS & MANHÃS

  3. walter p de sousa
    02/10/2014

    Essa mídia principalmente de São Paulo que deveria da exemplo para o Brasil, ficou completamente sem rumo, perdeu toda a credibilidade se envolveu de tal maneira que não sabe mais para a onde atirar. Só fala em petrobrás e umas baboseira mais pensando que o eleitor é um idiota que vai na conversa deles dizendo que o pais ta ruim mais ninguém fica desemprega, fala que europa é maravilha mais quem esta lá quer vim para cá. Só uma parte do povo do estado de São Paulo acredita neles e a globo também por isso que audiêncía cai todos os dias

    Curtir

Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Democratização da mídia, apóie!

Seja amigo do Barão!

Digite seu e-mail para seguir este blog e receber notificações de novos posts.

Junte-se a 3.451 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: