Palavras Diversas

Desde 2010 observando política, mídia e sociedade

Tá ruim para quem? Histeria midiática em alta, desemprego em baixa

Governo Dilma tem os menores índices de desemprego da série histórica

Governo Dilma tem os menores índices de desemprego da série histórica, segundo o IBGE

 

Apesar do histerismo do setor financeiro e do mercado contra a política econômica do governo Dilma, os dados recentes de emprego e renda apresentam um quadro animador, com os menores índices de desemprego da história.

O gráfico que ilustra este texto mostra que, apesar do terrorismo econômico vigente e da campanha de desinformação de uma ala poderosa da grande imprensa, os alicerces da economia vão bem e o trabalhador brasileiro não se vê ameaçado de perder seu emprego.

A grita por mais juros e diminuição da presença do Estado na economia são velhos chavões de uma parcela do empresariado acostumado a obter lucratividade pagando baixos salários, sonegando impostos e especulando nos mercados financeiros, comportamento corrente nos anos 1990.

O Brasil tem mudado este cenário, apesar de ainda continuarem prevalecendo perversas distorções entre capital produtivo e capital especulativo.

Um país que apresenta um quadro de empregabilidade neste patamar, abaixo dos 5% mês, não pode ser considerado como uma economia em crise, muito pelo contrário. Apesar da necessidade de uma reforma tributária que pese sobre o dinheiro que alimenta a especulação financeira e alivie quem produz empregos aqui, o país tem conseguido escapar, sem grandes danos, de uma crise que ronda as maiores economias do planeta.

Até mesmo algumas opiniões que apontam para um quadro de estagnação não podem ser considerados, sem a devida contextualização do mercado mundial de baixíssimo crescimento e desemprego.

Em 2013 o Brasil apresentou um significativo avanço do PIB em 2,5% e foi o terceiro país, com economias complexas e pujantes, a obter maior crescimento.

O que tem aumentado, e muito mais quando se aproximam as eleições, é o discurso pessimista do “quanto pior, melhor”, por motivos eleitorais e partidários.

O país precisa aprofundar mudanças, melhorar sua tributação, taxando fortunas e capital especulativo pesadamente, por exemplo, mas, em um cenário mundial nada animador de modestos avanços econômicos, o Brasil vai bem, obrigado.

índice de desemprego de abril, divulgado pelo IBGE, é o mais baixo já registrado para este mês

índice de desemprego de abril, divulgado pelo IBGE, é o mais baixo já registrado para este mês

Anúncios

Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às 30/07/2014 por em dilma rousseff, economia, politica e marcado , , , , .

Democratização da mídia, apóie!

Seja amigo do Barão!

Digite seu e-mail para seguir este blog e receber notificações de novos posts.

Junte-se a 3.451 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: