Palavras Diversas

Desde 2010 observando política, mídia e sociedade

A aula de democracia de Lula

Lula concede entrevista a blogueiros e está disposto a disputar a opinião pública pela mídia hegemônica, que lhe nega espaço.  E do outro lado, seus adversários estão dispostos ao debate?

Lula concedeu entrevista a blogueiros e está disposto a disputar a opinião pública pela mídia hegemônica, que lhe nega espaço. E do outro lado, seus adversários estão dispostos ao debate?

O ex-presidente Lula, em uma histórica coletiva a blogueiros, pôde posicionar-se claramente sobre diversos temas que tem ocupado a agenda política do país.

Lula defendeu a Ley de Medios, reiterou que não é candidato a nada em 2014 e que apóia a sua candidata a presidente, Dilma Rousseff.

Defendeu a Petrobrás dos ataques de agentes políticos que trabalham pela sua extinção e estão de olho em seu grande e variado portfólio de negócios.

Não deixou de mencionar o caso do mensalão e reiterou que não se arrepende de ter indicado Joaquim Barbosa para o STF.

Falou do orgulho de seu governo ter feito dezenas de universidades e construído outras dezenas de campos de extensão universitários, levando oportunidades para os jovens das cidades de dimensões médias.

Elogiou a educação, o “Mais Médicos” e a “civilização da economia brasileira” pós 2003.

Lula tem muito a falar, debater e comparar com seus adversários. Justamente por isso é pouco ouvido pelos meios de comunicação corporativos, que, geralmente, se utilizam de expedientes condenáveis, como a atribuição de frases ao ex-presidente, sem que o mesmo sequer tenha sido entrevistado por quem publica suas “declarações”.

Costumeiramente o Instituto Lula é instado a emitir notas desmentindo falsas e/ou enviesadas afirmações que lhe atribuem, como a Folha de São Paulo tem se especializado ultimamente.

A entrevista de Lula é uma aula de democracia e oportunidade de construção de um debate público sobre aquilo que interessa ao país, por um canal que se mostra cada vez mais capaz de levar informação à sociedade, com qualidade e um olhar diferente.

O ex-presidente tem demonstrado disposição, caso seja chamado, para conversar com a grande imprensa e expor suas ideias ao povo na mídia hegemônica.

Mas estas portas estão fechadas, preferem falar por ele à maneira que lhes convém, segundo seus interesses.

O contrário não se observa de seus adversários políticos.

Políticos de direita não se dispõe ao debate público ou a serem sabatinados pela imprensa, que dirá por blogueiros, que alcunham de “sujos”, frequentemente.

Não é incomum, infelizmente para a democracia, que políticos conservadores repreendam repórteres por conta de perguntas que não estavam no script, como já fez José Serra em 2010 e, atualmente, faz Aécio Neves, quando avançam sobre temas sensíveis às suas pretensões eleitorais.

Não estão dispostos a serem questionados sobre assuntos delicados que atinjam suas imagens públicas, preferem entrevistas triunfantes e festivas, a ter que se explicarem sobre seus tropeços.

Para ouvir a entrevista de Lula, clique AQUI.

Para ler os principais trechos da entrevista, clique AQUI.

caso contrário, ficará parecendo que Lula nada tem a dizer ou a contribuir para o debate de temas nacionais importantes, pois a pauta que vige sobre o ex-presidente, materializadas por manchetes obtusas, tende a permanecer entortada de seus reais sentidos.

Em um cenário sem diversidade de opiniões na mídia, perdem a audiência, que é dolosamente desinformada e manipulada por seus prestadores de informação, e perde a democracia que é fragilizada pela ação daqueles que preferem ter o monopólio das versões dos fatos, para alcançar seus objetivos imediatos e de resultados nada razoáveis para a maioria do povo brasileiro.

Anúncios

Um comentário em “A aula de democracia de Lula

  1. agroesdras
    09/04/2014

    Gostei quando Lula diz que os políticos, “Não estão dispostos a serem questionados sobre assuntos delicados que atinjam suas imagens públicas, preferem entrevistas triunfantes e festivas, a ter que se explicarem sobre seus tropeços”. É essa questão de fato podemos analisar; é só prestarmos atenção nesses Aécios; Jusés Serras; FHCs da vida que o Lula tem muita razão.

    Curtir

Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Democratização da mídia, apóie!

Seja amigo do Barão!

Digite seu e-mail para seguir este blog e receber notificações de novos posts.

Junte-se a 3.451 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: