Palavras Diversas

Desde 2010 observando política, mídia e sociedade

“O Ocidente foi longe demais”

Invasão do Iraque já custou a vida de milhares de iraquianos.  A América que não é regulada por ninguém, quer ditar a verdade à opinião pública mundial

Invasão do Iraque já custou a vida de 1,4 milhão de iraquianos. A América que não é regulada por ninguém, quer ditar a verdade à opinião pública mundial

A frase que dá título a este post é de autoria do presidente russo, Vladmir Putin e se refere aos acontecimentos ocorridos na Ucrânia.

“Tudo tem seus limites, e no caso da Ucrânia nossos sócios ocidentais os ultrapassaram, se comportaram de maneira grosseira, irresponsável e pouco profissional…Até que ponto é preciso se perder o faro político e o sentido para não prever todas as consequências de suas ações”, em alusão ao apoio do Ocidente aos “nacionalistas, neonazistas, russófobos e antissemitas” ucranianos que derrubaram o governo de Kiev.

E foi mais além:  “se um teto é comprimido com uma mola, uma hora ela voltará a se estender com força, isso é algo que é preciso se lembrar sempre”.

As coisas já estiveram melhores para Obama e a União Européia…

As batalhas modernas costumam ser iniciadas com enorme bombardeio midiático sobre um determinado fenômeno.

O Ocidente tem neste tipo de “armamento”, seu arsenal de maior alcance e potência.

As guerras [não apenas as militares…] precisam ser mostradas por um ponto de vista favorável para ganhar corações e mentes da opinião pública mundial.

O aparato de mídia pró-Ocidente é poderoso e age, tal qual uma máfia, articuladamente.

De Washington, Obama avisou ao mundo e isto foi repetido e difundido milhares de vezes, que seu país e o mundo livre e democrata não aceitariam intromissão de Moscou neste assunto, tampouco o resultado do referendo na Crimeia.

Hoje ao pegar o elevador onde trabalho, vi a chamada da matéria sobre a reação do presidente americano em mídia indoor.

Comentei em voz alta sobre a hipocrisia contida nas palavras de Obama. Para minha surpresa o ascensorista concordou e ainda cravou sua opinião, contrária ao noticiário vigente: Lá só tem “russo”, o que os Estados Unidos tem a ver com isso?

No campo de batalha midiático pode o Ocidente não estar tão confortável assim.

Putin relembrou o caso do Iraque, em que foram inventados relatórios falsos apenas para justificar a invasão e a ocupação, que se mantém até hoje, do país do Golfo Pérsico e o confisco de seu petróleo. Milhares de iraquianos e americanos perderam suas vidas e continuam morrendo ano após ano de intromissão criminosa de Washington na soberania daquele país.

A independência de Kosovo da Sérvia em 1999 e a intervenção no Afeganistão também violaram a lei internacional.

Precisa ir mais longe? Não faltam exemplos para demonstrar o quanto é feito de malabarismo para construir uma “verdade” ocidental pró-americana na imprensa mundial.

O que irriga este pântano de manipulações é dinheiro, muito dinheiro, especificamente, dólares americanos…

O Ocidente já foi longe demais, há tempos.

*Com informações da Agência Effe e da BBC Brasil

p.s. Segundo o escritor norte-americano David Swanson, em seu relatório “A guerra do Iraque entre os piores eventos do Mundo” , até 2013 o Iraque perdeu cerca de 1,4 milhões de vidas , o que representou 5% da sua população, 4 milhões de feridos e 4,5 milhões de refugiados!

Denunciado por várias organizações internacionais, o exército dos EUA fez uso do que se pode chamar de “armas de destruição em massa”, como as bombas de racimo, fósforo branco, urânio empobrecido e um novo tipo de napalm (substância que também usou na sua Guerra contra o Vietnã, na década de 1970), em áreas urbanas densamente habitadas.

Ninguém regula a América?

Anúncios

Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Democratização da mídia, apóie!

Seja amigo do Barão!

Digite seu e-mail para seguir este blog e receber notificações de novos posts.

Junte-se a 3.452 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: