Palavras Diversas

Desde 2010 observando política, mídia e sociedade

Supremo Tribunal da Fama [STF]

Ministro Luiz Fux destila ódio político e atua seu personagem, conforme script pré-moldado. Fala pelos cotovelos e esquece os autos, uma espécie de Nelson Rubens do show da justiça, o que se transformou STF

Ministro Luiz Fux destila ódio político contra adversários. Fala pelos cotovelos e esquece os autos, uma espécie de Nelson Rubens do show da justiça, no que se transformou STF

O advogado Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, foi preciso em uma afirmativa sobre o momento em que passa o STF: radical espetacularização da mais alta corte do país!

Alguns ministros monopolizam a fala do judiciário e vivem cercados de microfones e holofotes.

Não saem da programação televisiva e são queridinhos de articulistas famosos da imprensa.

Alguns falam pelos cotovelos e politizam, além da conta, as ações da instituição máxima da justiça.

Gilmar Mendes, Marco Aurélio Mello, Luiz Fux e Joaquim Barbosa protagonizam o show midiático da justiça brasileira, deitam e rolam sobre o espaço generoso que a mídia conservadora e seus braços políticos lhes concedem, a falação é sobre tudo e sobre todos.

Seus deslizes são desprezados e suas condutas são generalizadas como exemplares.

Kakay foi ainda melhor ao fazer as seguintes afirmações, em uma recente entrevista ao Ig :

  • Novela mensalão: “Nenhum país do mundo faz o televisionamento de um processo criminal até porque, no meu ponto de vista isto é uma pena assessória durante o julgamento. Com, esta exposição que houve o julgamento foi tratado como sendo um espetáculo, uma novela”.
  • Barbosa desequilibrado: “É muito ruim imaginar o presidente de qualquer tribunal isolado… Eu acho que os excessos foram muitos. Contra a imprensa como um todo, contra juízes de classes, contra advogados, contra colegas de tribunal… A sociedade já vê quem é o ministro Joaquim… O cidadão que vê aquele julgamento, que vê o completo descontrole em uma determinada discussão, fala: meu Deus, esse é o Supremo Tribunal Federal? São esses os homens que julgam as causas mais importantes do país?”
  • Politização do mensalão: “Houve um excesso de exposição que levou inevitavelmente à politização”.

Alguns ministros do STF parecem atuar em um reality show, onde vestem a máscara de seus personagens e seguem, à risca, seus scripts montados.

A busca descontrolada pela exposição midiática e a transformação de julgamentos em atrativos da grade televisiva dão o tom da gestão de Barbosa, falta apenas abrir um espaço publicitário que aí o judiciário se transformaria, definitivamente, em um espetáculo e passaria a ser custeado por patrocinadores privados e não mais pela sociedade, que tanto necessita de uma justiça equilibrada e zelosa com os direitos de todos.

Anúncios

Um comentário em “Supremo Tribunal da Fama [STF]

Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Democratização da mídia, apóie!

Seja amigo do Barão!

Digite seu e-mail para seguir este blog e receber notificações de novos posts.

Junte-se a 3.450 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: