Palavras Diversas

Desde 2010 observando política, mídia e sociedade

Dilma apresenta maior favoritismo a reeleição desde 1994

datafolha dezembro.2013

O gráfico acima refere-se a última pesquisa Datafolha e mostra o tamanho da vantagem da presidenta, levando-se em conta os gráficos abaixo referentes as eleições de 2006 e 2010. Lula em 2006 venceu superando um cenário adverso, assim como Dilma em 2010

datafolha abril.2010

datafolha fev.2006

Marcos Coimbra, presidente do instituto Vox Populi, aponta Dilma como possível vencedora nas eleições presidenciais de 2014 e argumenta que, desde 1994, a candidatura de Dilma é a que apresenta as melhores conjunturas eleitorais e com a maior vantagem sobre os adversários colocados até o momento. O trecho abaixo de seu artigo publicado em Carta Capital reforça tal afirmação:

“Quanto a 2010, a vantagem que Serra apresentava em janeiro tinha a consistência de uma quimera, na qual talvez apenas seus amigos na “grande imprensa” acreditavam. Qualquer um medianamente versado na análise de pesquisas percebia que Dilma seria eleita.

Assim, em todas nossas eleições modernas, seja quando apontaram o nome do vencedor, seja quando deixaram claros os sentimentos com que o eleitorado estava indo para as urnas, as pesquisas feitas a distância em que estamos da eleição foram capazes de mostrar o que terminou por ocorrer.”

Nem FHC [1994/1998], tampouco Lula [2002/2006] ou mesmo a própria Dilma [2010] tiveram tamanha vantagem e aprovação a menos de um ano antes do pleito captadas pelos institutos de pesquisa.

Conforme publicado aqui no PD em 26 de outubro passado, Dilma é favorita, mas ainda paira uma incerteza se vence na primeira ou segunda volta do pleito:

“A vantagem da presidenta se apresenta em seus bons índices de aprovação pessoal, de como governa e no potencial de obter considerável fatia de simpatia de indecisos ou dos que, hoje, não escolhem ninguém para votar. A presidenta nem precisaria receber a maioria destes votos para vencer, o que lhe dá dianteira respeitável sobre os demais.

As manifestações que sacudiram o país cristalizaram uma reprovação do sistema político, que se mantém alta, pesquisa após pesquisa. Nem Marina ou Eduardo Campos conseguiram seduzir insatisfeitos ao se apresentarem como “novidades”.

Nem Dilma já venceu, mas também está muito longe de perder, por isso encontra-se em zona de conforto em relação aos demais postulantes, o que não pode transformar-se em acomodação, sob risco de sua vantagem ser reduzida antes da campanha eleitoral começar.”

Desde que o PT chegou ao Planalto em 2002, comandando uma ampla coalizão de centro-esquerda, esta é primeira vez que se apresenta com força suficiente para confirmar seu governo em primeiro turno.

Lula, quando tentou sua reeleição enfrentou intenso bombardeio por parte da imprensa, que pretendia sangrá-lo até as eleições e impedir sua vitória.

Os cenários projetados eram tão sombrios, que Lula chegou a outubro de 2006 apenas com o apoio do PC do B e PRB. Nenhum outro partido de sua base aliada investiu em sua candidatura.

Por outro lado, desde 2006 os ataques da oposição, repercutidos, ampliados e exagerados pela grande imprensa só fizeram crescer, proporcionalmente ao tamanho do favoritismo apresentado por Lula ou Dilma, 2014 já está confirmando esta relação, mais ataques da imprensa X mais liderança nas pesquisas. O que pode explicar a batalha midiática que enfrenta o governo, a que Dilma se referiu em dezembro como “guerra psicológica” comandada pela mídia corporativa.

As perspectivas mostradas pelas pesquisas eleitorais não podem ser consideradas como favas contadas, mas sinalizam tendências que não devem ser desconsideradas por nenhuma das partes da disputa política.

Anúncios

2 comentários em “Dilma apresenta maior favoritismo a reeleição desde 1994

  1. Essa pesquisa confirma a confiança do povo brasileiro tem na nossa Presidenta e assim vamos reelege-la sem segundo turno. Mas essa diferença não veio de graça e sim com sua atuação seria em governar o nosso país.

    Curtir

  2. nadirpa2@hotmail.com
    20/01/2014

    Tenho seguido as administrações dos governas da República há muitos anos. Embora eu tenha admiração pelo trabalho inestimável do nosso Lula e dar nota muito alta a sua administração, ao focar a Presidenta Dilma Rousseff, todos se tornam menores, pois, essa mulher tem feito das tripas coração, diuturnamente, em cima do trabalho com a seriedade extravagante como bem disse o economista DELFIM NETO. DILMA ROUSSEFF é excepcional, fantástica precisa reeleger-se para o bem do Brasil e para felicidade do povo brasileiro .

    Curtir

Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Democratização da mídia, apóie!

Seja amigo do Barão!

Digite seu e-mail para seguir este blog e receber notificações de novos posts.

Junte-se a 3.451 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: