Palavras Diversas

Desde 2010 observando política, mídia e sociedade

Esquerda deve vencer no Chile com Bachelet

Michelle e seu pai, o general Alberto Bachelet, integrante do governo de Salvador Allende e que foi barbaramente torturado e morto por colegas de farda, inclusive o pai da candidata direitista Fernando Matthei

Michelle e seu pai, o general Alberto Bachelet, integrante do governo de Salvador Allende, que foi barbaramente torturado e morto por colegas de farda, com a participação do pai da candidata direitista, Evelyn, Fernando Matthei

As eleições chilenas devem reconduzir, provavelmente em primeiro turno, a ex-presidente Michelle Bachelet ao cargo máximo de seu país, após um governo fraco, hesitante e pouco amigo dos mais pobres, do direitista Sebastian Piñera.

Últimas pesquisas apontam vantagem superior a 30p.p. para Bachelet sobre a segunda colocada.

Esta vitória tem ainda um significado didático da escolha do povo chileno e de sua história e um auspicioso recado para os povos vizinhos da América Latina.

Bachelet derrota a candidata da direita, Evelyn Matthei, ex-ministra do Trabalho e Previsão Social do governo de Piñera,
e confirma a vitória dos defensores da democracia sobre os apoiadores da ditadura Pinochet. A esperança e inclusão social prevalece sobre a exclusão e o medo.

Bachelet é filha do ex-general Alberto Bachelet, que em 1974 foi torturado e morto por seus colegas de farda sob ordens de Pinochet, sob a acusação de traidor da pátria, simplesmente por ter sido um integrante do governo de Salvador Allende.

O general Fernando Matthei foi fiel colaborador do regime de Pinochet e aprticipou das sessões de tortura que levaram Alberto Bachelet à morte em 1974

O general Fernando Matthei foi fiel colaborador do regime de Pinochet e participou das sessões de tortura que levaram Alberto Bachelet à morte em 1974

Matthei é filha do ex-general Fernando Matthei, que colaborou com a ditadura no Chile e está sendo investigado por sua participação nas sessões de tortura que levaram o pai de Bachelet à morte.

Ambas foram amigas na infância, mas a ditadura as colocou em posições antagônicas e marcaram suas vidas.

A esquerdista ingressou na Juventude Socialista para apoiar o governo de Allende e sofreu a perda do pai, foi presa junto com sua mãe e, em seguida, suportou o exílio forçado, imposições de uma das ditaduras mais sangrentas do planeta.

A direitista vem de uma família fiel ao projeto neoliberal imposto por Pinochet e apoiou o Estado de Exceção até seus últimos atos em 1990, colocando a frente do sofrimento forçado aos descontentes com a ditadura, frios dados econômicos que elevaram e muito a desigualdade no Chile. Tornando ricos, ainda mais ricos e pobres, cada vez mais pobres.

O chile, prefere escolher não voltar ao passado sombrio, mesmo que os tempos sejam outros, não está disposto a eleger símbolos da repressão e da desigualdade que afligiram seu povo.

A saída, novamente, é pela esquerda e pela esperança de dias melhores.

*Atualização as 7h03 de 18/11/2013: Haverá segundo turno no Chile, com amplo favoritismo para Bachelet, que conquistou 46,73% dos votos, contra 25% de sua adversária, a direitista Evelyn Matthei.  Este resultado repete o primeiro turno de 2005 quando a socialista derrotou o atual presidente chileno, Sebastian Piñera.

Anúncios

Um comentário em “Esquerda deve vencer no Chile com Bachelet

  1. Pingback: Esquerda deve vencer no Chile com Bachelet « EVS NOTÍCIAS.

Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Democratização da mídia, apóie!

Seja amigo do Barão!

Digite seu e-mail para seguir este blog e receber notificações de novos posts.

Junte-se a 3.452 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: