Política & Democracia

Desde 2010 observando política, mídia e sociedade

Você sabia que “consultores” da Globo são ex-integrantes do governo FHC?

David Zylberstajn, ex-genro e diretor da ANP de FHC, queridinho das organizações Globo e consultor em petróleo, é o mesmo que propôs fatiar a Petrobrás para facilitar sua venda durante o governo do sogro...

David Zylberstajn, ex-genro e diretor da ANP de FHC, queridinho das organizações Globo e consultor em petróleo, é o mesmo que propôs fatiar a Petrobrás para facilitar sua venda durante o governo do sogro…

Atualização em 11 de novembro de 2013: que os “consultores” ouvidos pela Globo e O Globo são ex-integrantes do governo tucano de FHC, isto está claro.  Mas o fato marcante da semana é que tais especialistas, auto intitulados de isentos, são também integrantes da equipe econômica do programa de governo de Aécio Neves… Dupla função para esta turma, expediente na fina flor da imprensa para condenar a política econômica do atual governo e “bico” na campanha tucana.  Destaca-se nesta turma, o ex-presidente do BC, Armínio Fraga, campeão dos juros estratosféricos e preferido dos grandes investidores para tomar conta do cofre brasileiro, por que será??? Aécio confirmou o interesse em contar com Fraga no Ministério da Fazenda em um pretenso governo tucano a partir de 2015.

É sempre oportuno frisar que juros altos favorecem aqueles que são credores do governo, um ministro “amigo dos juros altos” conta com a simpatia e a preferência do sistema financeiro.

PSDB e Globo abrem campanha eleitoral entre os milionários, primeiro.  Os do povão, serão tratados por último, após intenso bombardeio midiático assinado pelos “isentos” consultores econômicos…

A grande imprensa tem lado, é fato concreto, nem se trata mais de mera teoria conspiratória.  As organizações Globo tem sido menos discreta nesse sentido, pois se utilizam de um time de “consultores” , das mais variadas áreas, de política monetária até exploração do pré-sal, para oferecer a audiência subsídios “confiáveis” para a tomada de decisões, seja para o cidadão comum decidir o que fazer com suas economias ou para guiar o empresariado e suas diretrizes de investimento.

É líquido e certo que o grande e o médio empresário tenham acesso a informação válida para balizar seus negócios. O pequeno empreendedor acaba guiado por informações “quentes” do mercado que são noticiadas pela imprensa dita especializada, especialmente nos veículos da Globo, como O Globo, Valor Econômico, Globo News entre outros.

O cidadão comum, aquele que move a economia brasileira com o resultado de seu trabalho, este, em grande parte não sabe que os “consultores” que a Globo ouve e que “orientam investimentos”, são ex-integrantes do governo FHC e pregam um ambiente desregulado, em favor de uma “economia livre” e um Estado mínimo, em que ganha quem tem mais dinheiro para colocar no mercado financeiro e perde todo o resto.

Ao emprestar seu púlpito aos defensores da agenda neoliberal, aquela que quebrou o país três vezes entre 1995 e 2002, a Globo toma partido e tenta levar consigo seu público, avisado ou desavisado, a reboque por um catequismo editorial massivo.  Ora conspirando contra os rumos da política econômica do governo, ora desinformando sobre os contextos que influenciam cenários consolidados, táticas válidas para o tudo ou nada político.

Não é coincidência que os nomes exibidos abaixo sejam, constantemente, consultados sobre assuntos de extrema importância para o país. Isto tem outro nome: é partidarismo assumido para especialistas, porém dissimulado para a maioria.

Alguns nomes são recorrentes na programação global, principalmente quando se trata da definição das taxas de juros Selic, como Armínio Fraga e Pedro Malan, que atualmente militam para o mercado financeiro e usam de suas antigas credenciais para beneficiar seus próprios negócios ou de seus associados e clientes.

Para cobrir os leilões do pré-sal escalaram o ex-genro de FHC e ex-diretor da ANP, David zylberstajn, para condenar a política energética brasileira e dinamitar a Petrobrás.  Perderam, novamente…

O partidarismo ostensivo só corrobora para a contínua perda de credibilidade de setores conservadores da imprensa, confundindo o grande público e tornando informação relevante em peça política contra a soberania nacional.

Já não é mais possível enganar-se sobre esta tática de desinformação em massa, praticada pela grande mídia.

O país necessita continuar mudando e estabelecer sólidos pilares de sua jovem democracia e uma imprensa que cumpre papel tão mesquinho não se enquadra neste cenário

Você sabia que:

BESSERMANSergio Besserman – excutivo do BNDES durante o  processo de “reforma modernizante” do aparelho de estado brasileiro e reestruturação da indústria, que incluiu corte de gastos e privatização de empresas estatais e  presidente do IBGE, ambos os cargos durante o governo FHC ;

MALAN

Pedro Malan – ministro da Fazendo nos dois mandatos do governo FHC, Atualmente, atua como presidente do Conselho Consultivo Internacional do Itaú Unibanco;

zylberstajn

David zylberstajn – foi o primeiro diretor-geral da recém-criada Agência Nacional do Petróleo (ANP) em 1998, nomeado por FHC de quem era genro, e reconduzido ao cargo novamente em janeiro de 2000.

Sua grande façanha foi ter liderado a quebra do monopólio da Petrobras na exploração do petróleo no Brasil, realizando o primeiro leilão de áreas de exploração aberto à iniciativa privada, nos dias 15 e 16 de junho de 1999;

adriano pires

Adriano Pires – Segundo trecho extraído de sua apresentação no site do Instituto Millenium,foi “assessor do diretor-geral da Agência Nacional do Petróleo (ANP) e superintendente da ANP nas áreas de importação, exportação e abastecimento” durante a gestão de David zylberstajn…

Arminio_Fraga_ag_br_02

Arminio Fraga – presidente do Banco Central do Brasil entre 1999 e  2003 durante o governo de Fernando Henrique Cardoso, praticante de juros exorbitantes no Copom, chegando a superar a casa dos 45%! No momento, o campeão dos juros recordes da taxa Selic, usa do espaço generoso midiático de que dispõe para atacar juros estipulados pelo Banco Central que estão abaixo de 10%…

9 comentários em “Você sabia que “consultores” da Globo são ex-integrantes do governo FHC?

  1. Pingback: Você sabia que “consultores” da Globo eram integrantes do governo FHC? | bloglimpinhoecheiroso

  2. Pingback: Desmascarando o engodo tucano sobre os impostos | Palavras Diversas

  3. Roberto Locatelli
    30/01/2014

    A Globo é um departamento do PSDB. Ou será o contrário?

    Curtir

  4. luiz martins da rocha
    11/11/2013

    Amigos(i comecei igual ao bobo da corte – Jabour)esta canalhada demotucana é escancaradamente lesa pátria são os unicos do hemisfério sul que não estão preso,

    Curtir

  5. Pingback: Dilma rechaça conselheiros do fracasso | Palavras Diversas

  6. Pingback: Você sabia que “consultores” da Globo são ex-integrantes do governo FHC? | O LADO ESCURO DA LUA

  7. Pingback: Você sabia que “consultores” ...

  8. las grandes empresas quieren mas ganancias , en el gobierno debe haber conterol con ellas ya que no se puede privatizar bienes del estado . los que lo hacen es para enriquecerse ellos como en argentian cuando menen privatizo Y.P.F. LO QUE PASA QUE EMPRESAS PRIVADAS, DENTRO DEL SU PROPIO PAIS NO QUIEREN PERDER GANACIAS Y EL GOBIERNO DEBE SER QUIEN CONTROLE LAS MISMAS, EN LA MAYORIA DE LOS CASOA LAS EMPRESAS COIMEAN Y LOS SERES HUMANOS SOLO PIENSAN EN ELLOS . ASI ESTAN NUESTROS PAISESS. PERMITEN LA DROGA PARA ENRIQUECERSE ELLOS Y EL PUEBLO NO TIENE TRABAJO. LE DAN SUBSIDIOS PARA SOMETERLS EN LUGAR DE CREAR EMPRESAS NACIONALES

    Curtir

  9. florencio1
    22/10/2013

    Republicou isso em Florencio1's Blog.

    Curtir

Deixe aqui seu comentário

Digite seu e-mail para seguir este blog e receber notificações de novos posts.

Junte-se a 3.446 outros assinantes