Palavras Diversas

Desde 2010 observando política, mídia e sociedade

Para ruralistas história de Chico Mendes é “uma farsa”

Ruralistas consideram de péssimo tom nomear plenário da Comissão da Amazônia de Chico Mendes...

Ruralistas consideram de péssimo tom nomear plenário da Comissão da Amazônia de Chico Mendes…

Os ruralistas representam o latifúndio no parlamento brasileiro e, infelizmente, parte considerável deste grupo social traz consigo a marca da violência e da intolerância no campo.

Segundo levantamento publicado na Rede Brasil Atual, cerca de 160 parlamentares representam os grandes proprietários de terra no Congresso.

Para se ter uma ideia da força do lobby que representam, os grupos que antagonizam os ruralistas, ambientalistas [15] e sindicalistas [91], somados, chegam a 106 parlamentares, com atuações dispersas entre o campo e a cidade e sem o poder econômico para rivalizar em condições mínimas de igualdade.

O líder sindical e seringueiro, Chico Mendes, morto por latifundiários no Acre nos anos 1980, é um ícone da resistência do homem do campo contra o poder de desmatadores e proprietários escravistas.

Não por acaso que os ruralistas são contrários a uma reforma política que elimine ou reduza, drasticamente, o poder econômico das disputas eleitorais, pois sobrevivem e prosperam no parlamento às custas do dinheiro, lícito e, muitas vezes, ilícito que injetam nas campanhas.

Além da intolerância e do uso da violência para manter seus privilégios, a bancada que representa os latifundiários que abriga, entre outros, Ronaldo Caiado, rejeitou uma homenagem que seria prestada a Chico Mendes na Câmara dos Deputados e classificou de infeliz a proposta de nomear o plenário que abriga a Comissão da Amazônia com o nome do ex-seringueiro.

Talvez imaginem que o “mais correto” seja batizar o plenário com um nome mais “pomposo”, tal como Blairo Maggi ou, quem sabe, Ronaldo Caiado?

A crise de representatividade urge uma reforma política mais do que necessária para a renovação dos quadros e ideias no Congresso. Poucos são fortemente representados, por outro lado, muitos são sub-representados na casa do povo.

Confira a matéria publicada no Brasil de Fato:

“Bancada ruralista rejeita e critica homenagem à Chico Mendes na Câmara

Grupo classificou como ‘infeliz’ a escolha do nome do seringueiro para o plenário onde funciona a Comissão da Amazônia e que sua história ‘é uma farsa’

A bancada ruralista se recusou a dar o nome de Chico Mendes ao plenário onde funciona a Comissão da Amazônia, na Câmara dos Deputados. Os representantes da Frente Parlamentar da Agropecuária, que fazem parte da comissão, criticam duramente a homenagem. Alegam que o nome do líder seringueiro é uma ‘infeliz escolha’ e que a história de Mendes ‘é uma farsa’.   

Os principais opositores são os deputados Moreira Mendes (PSD-RO) e Paulo César Quartiero (DEM-RR).

O projeto que batiza o espaço de Chico Mendes é da deputada Janete Capiberibe (PSB-AP). Ele foi aprovado no plenário da Câmara há cinco meses. No entanto, até agora, não foram instaladas placa e foto do seringueiro, nem houve qualquer celebração, como é de praxe nesse tipo de evento. Janete disse que vai recorrer para o cumprimento da decisão no plenário da Câmara.

Chico Mendes foi assassinado na porta de casa, em dezembro de 1988, pelos fazendeiros Darly Alves da Silva e Darly Alves Ferreira, em Xapuri, no Acre. À época, Mendes reuniu indígenas, pescadores e populações ribeirinhas para a criação de reservas extrativistas e lutar contra a derrubada da floresta para dar lugar às serrarias, ao pasto e aos latifúndios de monocultura.”

Brasil de Fato

Anúncios

Um comentário em “Para ruralistas história de Chico Mendes é “uma farsa”

  1. charlesfildes
    15/10/2013

    Republicou isso em Alo Presidenta do Brasil.

    Curtir

Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Democratização da mídia, apóie!

Seja amigo do Barão!

Digite seu e-mail para seguir este blog e receber notificações de novos posts.

Junte-se a 3.452 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: