Palavras Diversas

Desde 2010 observando política, mídia e sociedade

Movimento Black Bloc: comentário de leitor do blog “Viomundo”

Ações do Black Bloc causam polêmica sobre a  efetividade de atos radicais em meio a movimentos pacíficos e justos, como o dos professores do Rio de Janeiro

Ações do Black Bloc causam polêmica sobre a efetividade de atos radicais em meio a movimentos pacíficos e justos, como o dos professores do Rio de Janeiro

 

Mais umas palavrinhas: reproduzo abaixo o comentário de um leitor do Viomundo, de Luiz Carlos Azenha, sobre atos de violência praticados pelo Black Bloc em alguns protestos.  O comentarista apresenta uma questão, que me parece pouco explorada em análises sobre este fenômeno social e com a qual concordo: “Manifestação tem o objetivo de chamar a atenção da sociedade para determinada coisa.  A tática black bloc, no Brasil desse momento, parece que quer chamar a atenção para si mesma”.

“Acabo de ver uma enquete no UOL que pergunta se você é favorável ao uso de balas de borracha para reprimir o vandalismo. 76,88% das pessoas dizem que “sim”.

O que isso indica? Que, além de estúpidas e adorarem uma violenciazinha da polícia, as pessoas não estão nem um pouco comovidas com os atos dos black blocs.

Não considero, como alguns representantes da esquerda, que a tática black bloc seja fascista, embora exista nela, pelo menos da maneira que é praticada aqui no Brasil, uma certa imposição de ponto de vista.

Mas acho que, nesse momento, ela é absolutamente improdutiva. Não vejo nenhum resultado nesses atos que não seja a exposição negativa da mídia, e a consequente reprovação da sociedade. Não vejo nenhuma consequência que não seja a completa redução a planos absolutamente secundários das legítimas reivindicações do povo brasileiro. Todo o esforço de sindicatos e partidos de esquerda para unir a sociedade em torno de questões mais do que justas, e para tornar as pessoas mais politizadas e conscientes dos seus direitos, acaba indo por água abaixo por conta de uma fragmentação promovida por uma tática que não tem condições de ser compreendida como uma manifestação política, não no país e no momento em que a gente vive.

A opinião pública tem que ser considerada, sim. Não existe nada mais importante do que desalienar a opinião pública e fazê-la ficar ao lado dos oprimidos, e não dos opressores. E isso não vai ser conquistado com depredações.

Quem fizer um pequeno esforço para enxergar as coisas de uma maneira neutra, vai perceber que é fácil a tática black bloc ser vista como algo inconsequente e influenciado mais por hormônios juvenis do que por consciência política. Não tô falando de como a coisa é, mas de percepção mesmo.

Manifestação tem o objetivo de chamar a atenção da sociedade para determinada coisa. A tática black bloc, no Brasil desse momento, parece que quer chamar a atenção para si mesma.”

Angelo Pilla em Viomundo  

Anúncios

Um comentário em “Movimento Black Bloc: comentário de leitor do blog “Viomundo”

  1. João guilherme
    12/10/2013

    Gostei das colocações..

    Curtir

Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Democratização da mídia, apóie!

Seja amigo do Barão!

Digite seu e-mail para seguir este blog e receber notificações de novos posts.

Junte-se a 3.452 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: