Palavras Diversas

Desde 2010 observando política, mídia e sociedade

A demagogia do Jornal Extra sobre o mensalão

Jornal carioca "Extra", da Globo, feito para concorrer com O Dia, usa de expediente demagógico ao noticiar o mensalão

Jornal carioca “Extra”, da Globo, criado para concorrer com O Dia, usa de expediente demagógico ao noticiar o mensalão

O preconceito, a desinformação e o ódio político estampam a capa do jornal Extra para carimbar políticos julgados no processo AP-470, apelidado de mensalão por Roberto Jefferson e, prontamente, adotado pela grande imprensa.

O uso proposital da imagem de Marcos Valério nesta montagem, tem o intuito de nivelar os demais citados por baixo e torná-los criminosos da mesma estirpe.

A comparação feita pela publicação da família Marinho é descontextualizada e maldosa, justamente porque não busca [nem nunca se interessou em buscar] investigar as causas da diferença de tratamento dado aos mais pobres, em contraste do tratamento recebido pelos “poderosos” por parte do Judiciário.

Serve apenas de ilustração para o objetivo maior: arruinar Dirceu e Genoíno, de quebra rotular o PT e seus governos como tolerantes a corrupção. Destroçam a reputação de pessoas, sem direito a defesa e reparações em suas publicações.

Infelizmente, o Judiciário se porta de maneira desigual quando julga pobres e ricos, pende para os mais poderosos e isso não é de hoje.

A demagogia midiática do jornalão carioca é ousada e sem receios de comparações as próprias práticas fora da lei da família que controla o grupo que publica o Extra.

Que se saiba o Extra ou O Globo jamais publicaram notas, pequeninas que fossem, para tratar do escandaloso caso de sonegação da  TV Globo em quase R$1 bilhão e o misterioso sumiço do processo na Receita Federal sobre a autuação da emissora!

Nem tampouco será possível encontrar matéria que trata do acordo da Infoglobo com o CADE, por conta dos jornais O Globo, Extra e Expresso da Informação e Valor Econômico praticarem comércio desleal contra seus concorrentes O Dia e o Jornal do Brasil, este último asfixiado por práticas nefastas de concorrência pelos Marinho, foi obrigado a interromper a publicação em papel e demitir muitos de seus empregados.

Ou que tenha produzido uma capa com “sangue nos olhos” para noticiar os casos de corrupção do PSDB, seus aliados de primeira hora, como a lista de Furnas, a compra de votos para a reeleição de FHC ou, recentemente, a descoberta do propinoduto tucano em São Paulo, que pode ser um elo entre todos estes escândalos políticos e ter movimentado cerca de R$1 bilhão também.

O Judiciário, tampouco a mais alta Corte desse país, não pode ser alvo constante de pressão da opinião publicada, muito menos em manipulações tão grosseiras como esta do Extra.  Se o ministro Celso de Mello recebe exemplares destas publicações em sua casa, deve saber que que estas manchetes são feitas para lhe acossar frente a opinião pública.  Seu voto é esperado pelos abutres midiáticos com muita ânsia e rancor político.

Assim como ficou, por demais clara, que a interrupção do julgamento dos embargos infringentes pelo ministro Joaquim Barbosa atendeu as agendas das publicações deste final de semana e dos articulistas da mídia empresarial mandarem seus recados, tão demagógicos e descontextualizados como o do Extra, à opinião pública.

Anúncios

Um comentário em “A demagogia do Jornal Extra sobre o mensalão

  1. Esdras Pereira Alves Neto
    14/09/2013

    Sim ainda há uma forte influência desse jornal que apoiou o golpe militar de 1964 e também apoiou os torturadores durante o tempo da ditadura, mas com as manifestações atuais o povo na rua está vendo de fato que esse jornal é e com isso estão protestando contra as suas posturas de extrema direita.
    Assim sendo eu acredito que com essa postura do povo nas ruas protestando esse “jornalão” irá perder a sua força manipuladora na mídia e assim não terá influência com os cidadãos brasileiros.

    Curtir

Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Democratização da mídia, apóie!

Seja amigo do Barão!

Digite seu e-mail para seguir este blog e receber notificações de novos posts.

Junte-se a 3.451 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: