Palavras Diversas

Desde 2010 observando política, mídia e sociedade

Visita do papa: Catolicismo em queda e crescente pluralismo religioso

Censo 2010 do IBGE apresenta um Brasil menos homogêneo religiosamente, com a queda do catolicismo, avanço dos evangélicos e pluralidade religiosa, com o crescimento de outros credos

Papa Francisco chega ao país para sua primeira visita oficial quando o catolicismo experimenta quedas sucessivas de números de fiéis.

Brasil ainda é um grande nação Católica, mas hoje predomínio do Vaticano é o menor já observado em toda nossa história.

O censo demográfico de 2010 já havia revelado um país menos desigual e comprovado a ascensão social de dezenas de milhões de pessoas à classe média.

A divulgação dos dados sobre religiosidade do povo brasileiro mostrou um país cada vez mais diverso na sua devoção religiosa.
O Brasil é, cada vez mais, mais heterogêneo religiosamente, principalmente com o crescimento das igrejas evangélicas, apesar da prevalência católica ainda presente no território brasileiro.
Os evangélicos apresentaram um crescimento de cerca de 45% em apenas uma década, já os católicos recuaram em 12% no mesmo período.
A pesquisa do IBGE mostrou também que, em geral, os católicos continuam mais fortes nas áreas rurais, com 78% da população; outros 15% são evangélicos.
Nas áreas urbanas, 62% dos brasileiros são adeptos do catolicismo, enquanto 23,5% são evangélicos.
Confira trechos de matéria publicada na BBC Brasil:

…o declínio do peso do catolicismo na sociedade brasileira é de certa forma uma consequência de sua hegemonia no passado e está relacionado ao maior secularismo da sociedade atual, onde a religião ocupa um espaço menor do que no passado.

“Uma palavra-chave hoje é o pluralismo”, diz Horta [jornalista Luiz Paulo Horta]. Você tem mil ideias novas, cultos religiosos orientais, e as pessoas se sentem mais abertas para escolher de um cardápio variado.”


Os resultados do censo também refletem essa pluralidade, com mais adeptos do espiritismo (hoje 2% da população brasileira); mais pessoas que afirmaram seguir “outras religiosidades” (2,7%); e um maior número de pessoas sem religião (8%). Dentre estes, pela primeira vez, o censo especificou o número de ateus no país, que chega hoje a 615 mil.

 
Destaques do Censo 2010 sobre o perfil religioso no Brasil

Católicos: Continuam sendo a maioria da população, mas baixaram de 73,6% em 2000 para 64,6% em 2010, ou 123 milhões de pessoas.

Evangélicos: A população evangélica foi a que mais cresceu. Os fiéis passaram de 15,4% em 2000 para 22,2%, ganhando 16 milhões de adeptos. O Brasil tem hoje 42,3 milhões de evangélicos.

Espíritas: O grupo aumentou de 1,3% para 2% na década, passando a abranger 3,8 milhões de brasileiros.

Sem religião: O número dos que se declararam sem religião cresceu de 7,4% para 8%, um aumento inferior ao registrado nas décadas anteriores. Em 1980, apenas 1,9% dos brasileiros se diziam sem religião.

Ascensão e queda: A igreja que mais ganhou adeptos entre 2000 e 2010 foi a Assembleia de Deus, que passou de 8,4 milhões para 12,3 milhões de fiéis. Já a Igreja Universal do Reino de Deus perdeu quase 300 mil adeptos, passando de 2,1 milhões para 1,8 milhões.

Escolaridade: O ensino fundamental incompleto é mais comum entre os católicos (40%), os sem religião (39%) e os evangélicos pentecostais (42%). A menor proporção está entre os espíritas (15%), entre o nível superior completo é mais frequente (31,5%).

Dados do Censo 2010 do IBGE

Com informações da BBC Brasil
*publicado originalmente em 26 de setembro de 2012
Anúncios

Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Democratização da mídia, apóie!

Seja amigo do Barão!

Digite seu e-mail para seguir este blog e receber notificações de novos posts.

Junte-se a 3.451 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: