Palavras Diversas

Desde 2010 observando política, mídia e sociedade

Cisão social e mais crise: a aposta da oposição ao recusar consenso

Será por conta da forte rejeição popular que PDSB, DEM e PPS são contra a proposta de Dilma de um plebiscito para a reforma política? A imagem acima demonstra a relação de pouca afinidade com o povo...

Será por conta da forte rejeição popular que sofrem PDSB, DEM e PPS, os fazem contra a proposta de Dilma de um plebiscito para a reforma política? A imagem acima demonstra a relação de pouca afinidade destes partidos com o povo…

A oposição capitaneada pelo PSDB e trazendo a reboque DEM e PPS, decidiu que não quer conversa com o governo para discutir a reforma política e que é, radicalmente contrária a ideia de uma consulta popular sobre o assunto.

Segundo publicado pelo Estadão, algumas lideranças em nome destes partidos assim se colocaram:

“Os líderes na Câmara do PSDB, Carlos Sampaio (SP); do DEM, Ronaldo Caiado (GO); e do PPS, Rubens Bueno (PR), se reuniram pela manhã para buscar uma estratégia conjunta para o tema. Eles acertaram que não aceitarão a ideia do governo de debater apenas a questão do plebiscito com os parlamentares.

“Não está na pauta das ruas como ponto tópico a questão da reforma política. A população está cobrando melhorias na educação, na saúde e no transporte, além do combate à corrupção”, disse Sampaio. “Pela forma como a presidente está tratando o assunto, parece que nada do que é pedido nas ruas é contra o governo”, complementou Bueno.”

Pela maneira como se situa, a oposição parece crer e tentar emplacar a parca ideia de que as manifestações não os tinham também como alvo e que, simples e desacertadamente, isto é somente um problema do governo  Dilma e que todo o sistema político está à salvo dos protestos.  Uma análise falha e irrefletida, para salvar suas próprias peles.

Afinal a maior bronca dos protestos é contra a falta de representatividade política.  Logo, temas como educação,  saúde, transporte e corrupção estão incluídos nestes protestos como parte de um pacote de melhorias, que somente um novo sistema político pode trazer a população por meio de uma ampla reforma política, imperiosamente fazendo a sociedade brasileira protagonista deste processo.

Cortina de fumaça é querer escantear a exigência das ruas como algo secundário, sem importância ou desnecessário para este momento.  Afinal a manutenção do triste retrato em que se refletem os três poderes, principalmente Legislativo e Judiciário, a corrupção tende a permanecer como marca da prática de agentes do Estado, afetando, impiedosamente,  saúde, educação, transporte e outros direitos da população.

Esta negação a um plebiscito, é um sinal inequívoco de setores que querem manter um modelo desigual, pouco representativo e, flagrantemente, esgotado.  O povo quer um basta a isto.  Quando, por exemplo, pressionou os políticos, o Congresso tirou das gavetas projetos que beneficiam os interesses da maioria e pôs em votação, como na aprovação dos royalties do petróleo para a educação.

Quando os três partidos da oposição se juntam para evitar que o povo seja ouvido,  diretamente, através de um plebiscito para  reformar o atual e decadente sistema político, e são fortemente auxiliados pela grande imprensa nesta tarefa, eles o fazem em defesa de interesses menores, em que se incluem, mas que exclui a vontade expressa da maioria.

Acreditar nesta balela é cegar-se quanto à falência deste sistema político e sua urgente remodelação e que, enquanto perdurar o modelo atual, novas crises surgirão de tempos em tempos e a democracia não se consolida.  Os que se negam a construir o consenso, apostam, abertamente, na cisão social e na crise para, supostamente, poderem beneficiar-se política e eleitoralmente.

Alguma dúvida?

Anúncios

Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Democratização da mídia, apóie!

Seja amigo do Barão!

Digite seu e-mail para seguir este blog e receber notificações de novos posts.

Junte-se a 3.452 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: