Palavras Diversas

Desde 2010 observando política, mídia e sociedade

Passagens reduzidas em São Paulo e Rio: mobilização vitoriosa

Movimento pacífico consegue grande vitória e reduz preços das passagens no Rio e em São Paulo. MPL saiu fortalecido e legitimado pela força dos protestos pacíficos que organizou

Movimento pacífico consegue grande vitória e reduz preços das passagens no Rio e em São Paulo. MPL saiu fortalecido e legitimado pela força dos protestos pacíficos que organizou

No Rio de Janeiro e em São Paulo os reajustes dos preços das passagens foram revogados, uma vitória incontestável do MPL, organização legitimada pela força dos protestos nas ruas.

Finalmente o poder público local compreendeu o recado do povo e cedeu.

Este recuo representa também uma vitória de Dilma, em pequena porção, claro.  Pois foi o governo federal quem disponibilizou o instrumento legal para que isso, a redução das passagens, fosse alcançado, através da MP 617 que isentou de PIS/COFINS os empresários do setor de transportes em maio último.

Mas a estrela desta conquista foi a participação popular, a força dos jovens nas ruas e a liderança de um movimento, em sua maioria, pacífica e respeitosa a ordem pública.

Perdem os gestores que teimaram e demoraram a entender o que estava em jogo.

Mas também devem ser derrotados, fragorosamente, grupos radicais que adicionaram bandeiras controversas e símbolos de retrocesso, como aqueles que clamam pela volta da ditadura, anarquistas, contrários a ideia de nação, incendiários de bandeiras do Brasil e baderneiros que buscam criar um contexto de convulsão social e levar o país à beira do abismo político.

Estes grupelhos violentos e desabitados de propostas construtivas precisam ser desautorizados pelo movimento democrático das ruas, que sai fortalecido deste primeiro round, e combatidos pela força policial.

O segundo momento requer que tanto o MPL quanto o poder público sentem a mesa para debater formas alternativas de financiamento do custeio do transporte coletivo, incumbidos da enorme tarefa de transformar este serviço em uma verdadeira concessão pública subordinada aos interesses do cidadão.

A democracia avançou um pouco mais hoje e pode e deve continuar avançando para a participação do povo de forma plena e consciente.

Anúncios

Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Democratização da mídia, apóie!

Seja amigo do Barão!

Digite seu e-mail para seguir este blog e receber notificações de novos posts.

Junte-se a 3.452 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: