Palavras Diversas

Desde 2010 observando política, mídia e sociedade

Pronunciamento oficial e diálogo: boas oportunidades

Em 1999 cerca de 100 mill pessoas marcharam sobre Brasília para pressionar FHC.  Tucanos ignoraram as manifestações, apesar de terem permanecido no poder até 2002, o povo não mais permitiu sua volta ao Planalto, hoje se camuflam nos protestos

Em 1999 cerca de 100 mill pessoas marcharam sobre Brasília para pressionar FHC. Tucanos ignoraram as manifestações, apesar de terem permanecido no poder até 2002, o povo não mais permitiu sua volta ao Planalto, hoje se infiltram nos protestos para desgastar Dilma

A presidenta Dilma Roussef liberou uma nota no final da tarde de hoje, através da ministra Helena Chagas, em que afirma a legitimidade dos protestos [pacíficos] e de que isto [as manifestações] são próprias da democracia.

A presidenta acerta no conteúdo, mas precisa falar diretamente a população, utilizar a rede nacional de rádio e televisão para fazer um esclarecedor pronunciamento oficial.  É necessário, pois o momento pede isso, que Dilma se posicione e seja capaz de ouvir a voz dos grupos descontentes e montar um gabinete para discutir as principais questões relevantes.

Fica claro que prefeitos e governadores estão saindo do foco, sorrateiramente, e deixando todo o ônus do descontentamento para a presidenta pagar.

A imprensa, que tendenciosamente, rotulou os participantes dos protestos como violentos e desocupados, agora está aproveitando a onda para “colocar suas faixas” nas mãos dos manifestantes, como na defesa de seus interesses no caso da PEC-37.

O certo é que nem Dilma ou o PT, tem algo a perder se se colocarem a disposição para o diálogo.  Talvez seja uma grande oportunidade de alijar do centro das decisões do Planalto seus incômodos aliados conservadores e desmoralizar a oposição oportunista.  Sinalizar para a sociedade a possibilidade de um pacto social que garanta a governabilidade, sustentada pelo apoio e  pressão populares sobre temas delicados, como o respaldo maciço à educação, por exemplo. Esta semana o Congresso pode votar MP de Dilma que destina 100% dos royalties do pré-sal para custear o ensino público.

É urgente que o governo vá para a ofensiva e apresente propostas para aprofundar questões ainda não solucionadas, justamente pelos obstáculos lançados pela oposição e indesejados aliados conservadores, aceitos em nome de uma maioria parlamentar.  Reforma agrária e reforma política são outros temas que se enquadram neste contexto e que precisam de respostas objetivas.

O governo Dilma tem se mostrado sensível a questão do combate a miséria e do acesso a educação superior, com o uso de bons instrumentos como o Bolsa Família e o Pro Uni, que são inegáveis avanços sociais.

Não reagir a esta situação pode por a perder tais conquistas e fortalecer, no final das contas, aqueles que não se importam com agenda social e estão a espreita para ver o desenrolar destas manifestações e se aproveitarem do clima criado pelos protestos para voltar ao poder como salvadores da pátria.

Anúncios

Um comentário em “Pronunciamento oficial e diálogo: boas oportunidades

  1. luizmullerpt
    18/06/2013

    Republicou isso em Luizmuller's Blog.

    Curtir

Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Democratização da mídia, apóie!

Seja amigo do Barão!

Digite seu e-mail para seguir este blog e receber notificações de novos posts.

Junte-se a 3.452 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: