Palavras Diversas

Desde 2010 observando política, mídia e sociedade

Em 30 anos, apenas Lula fez PIB crescer acima da inflação

A ilustração que comprova o acerto do rumo do país desde Lula ( clique na imagem e amplie)

O Ig publicou matéria em que demonstra, segundo dados do crescimento do PIB e da inflação, que o Brasil cresceu acima da inflação somente 3 vezes nos últimos 30 anos.

Todas as vezes que isto ocorreu foi durante a administração do presidente Lula, nos anos de 2006, 2007 e 2010.
Devido ao período hiperinflacionário que o país viveu nos governos de Figueiredo, Sarney, Collor e Itamar, com índices, algumas vezes acima dos quatro dígitos, tal acontecimento não foi confirmado e comparar com o Brasil pós 2003 não seria algo facilmente a ser analisado sob este aspecto.

Mas os dados apresentados pós real, ou seja desde 1994, mostram o quanto o país cresceu e sua economia tornou-se robusta e resistente a tormentos econômicos e financeiros que eclodiram no mundo nos últimos anos.
O governo de FHC em nenhum momento conseguiu crescer acima da inflação, muito menos criou os milhões de empregos que o Brasil precisava, nem tampouco gerou riqueza e a distribuiu para a maioria dos brasileiros, estes, e tantos outros, dados comprovam a penosa travessia que o povo teve que percorrer nos anos 1990.

Lula trouxe para agenda do governo o desenvolvimentismo nacional, capitaneado pelo Estado, em conjunto com o setor produtivo, expandindo a oferta de crédito a volumes nunca vistos anteriormente para parcelas da população que nunca tiveram acesso a estes recursos.

O que se evidencia neste novo ciclo de desenvolvimento gerado com a chegada de Lula ao governo é que o  crescimento forte tem ocorrido sem a expansão da inflação acima do teto estipulado pelo Banco Central.  Ou seja, o país cresce, reajusta as remunerações dos trabalhadores melhor, eleva o mercado consumidor a patamares nunca experimentados, com a ascensão de dezenas de milhões de pessoas para a classe média e com acesso a crédito maior e mais barato, e mesmo assim as pressões inflacionárias foram contidas e a renda permanece crescendo.

Resultados que explicam o crescimento sadio da economia, com controle inflacionário, geração de empregos formais para cada vez mais pessoas, incluindo enorme contingente de excluídos até bem pouco tempo atrás, o que ajuda a compreender a expansão contínua do consumo das famílias durante oito anos consecutivos.

O Brasil, de agora, é outro e precisa continuar sendo, para o bem de alguns milhões que ainda não ascenderam socialmente ou enfrentam as agruras da falta de oportunidade e da miséria.
O caminho, é este aí, já pavimentado, mas ainda de longa e demorada trilha.

Anúncios

Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em 22/03/2012 por em ERA LULA.

Democratização da mídia, apóie!

Seja amigo do Barão!

Digite seu e-mail para seguir este blog e receber notificações de novos posts.

Junte-se a 3.452 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: