Palavras Diversas

Desde 2010 observando política, mídia e sociedade

Boçalidades, Baboseiras e Bestialidades

E se o abuso sexual dentro do BBB12 for verdade? A omissão da Globo neste caso presta um desserviço na luta contra este tipo de crime

A Globo que mobiliza todos os seus recursos possíveis para condenar atos de violência, corrupção e incompetência em seus mais variados programas, conseguiu a proeza de cometer exatamente estes três tipos de deslizes morais em um só episódio.

A suposta violência sexual contra uma das confinadas do BBB12 ocorreu quando estas pessoas, a suposta vítima e o suposto agressor, e suas imagens estão sob a guarda da emissora.

Um participante foi expulso, segundo a direção do programa, por “comportamento inadequado” (contra a suposta vítima?), apesar da atração diária convidar sua audiência para dar uma “expiadinha” no que acontece lá dentro, 24 horas no ar e ao vivo, não se dignaram a esclarecer que tipo de “comportamento inadequado” ocorreu.
Não que precisasse mais explicar, até porque já é um assunto mais do que comentado. As pessoas já viram, ouviram falar e, em grande parte, formaram seu juízo sobre o ocorrido.

Por outro lado se nada disso tiver sido verdade, a Globo já condenou, sumariamente, perante milhões de brasileiros a imagem do suposto agressor ao lhe aplicar a pena capital do programa.

A emissora, quando não explica o ocorrido para sua audiência, a desrespeita e ignora padrões mínimos de convivência democrática, porta-se acima da lei, como uma espécie de guardiã da sabedoria sobre aquilo que devem ou não as pessoas terem conhecimento.
Pior: agindo assim, tenta corromper seus telespectadores, tentando fazê-los crer, pela omissão ou distorção dos fatos, de que coisas como estas se tratam de algo normal, ordinárias, nada que deva ser condenado pelo senso comum de quem lhe prestigia assistindo a sua programação.

Aí está a incompetência, no rompimento desta pretensa represa moral que se outorgam, por omissão descarada. Verdade ou não o que tenha ocorrido lá entre os confinados, não foi a direção do programa ou da Globo quem se pronunciou para dar satisfações ao público, aos patrocinadores que investem mais de R$100 milhões em cotas publicitárias e a todas as mulheres brasileiras, principalmente aquelas que sofrem diariamente violência sexual.

As pessoas tiraram suas conclusões a partir das imagens do próprio programa e a partir daí, perdeu-se o controle da opinião pública a respeito.

O show tem que continuar, falou Bial, pelo jeito a qualquer custo, mas o respeito e a ética precisam retornar, urgentemente, porque senão fatos tão ruins como este soterrarão de uma vez por todas o papel que precisa ser resgatado e desempenhado pela tv brasileira.

Informar, promover a cultura, entreter e discutir, baseados pelo respeito a diversidade de opiniões e pela ética.  Sei que exagerei, não porque não deva ser assim, mas porque talvez nunca tenha sido dessa maneira.

Mas aí depois como virá a toda poderosa do Jardim Botânico apontar o dedo para condenar atos que ela mesmo esconde dentro de seu limites cenográficos?

Já faz tempo que a maior emissora de tv do Brasil passou a ser uma mera retransmissora de Boçalidades, Baboseiras e Bestialidades, sem uso de qualquer filtro, despejando sobre milhões de famílias conceitos equivocados de convívio social.
Anúncios

Um comentário em “Boçalidades, Baboseiras e Bestialidades

  1. Nane
    18/01/2012

    Não sei o que é pior: BBB ou Mulheres Ricas?
    Sinto falta na TV de uns programas de variedades com um bom e aprofundado conteúdo, o que vejo é filmes e desenhos repetidos, seriados que não saem das mesmices, novelas apelativas e fora da realidade brasileira e programinhas desse tipo aí. Espremendo um pouco consegue-se extrair alguns bons documentários e algumas notícias imparciais nos telejornais para salvar.

    Curtir

Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em 17/01/2012 por em Uncategorized.

Democratização da mídia, apóie!

Seja amigo do Barão!

Digite seu e-mail para seguir este blog e receber notificações de novos posts.

Junte-se a 3.451 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: