Palavras Diversas

Desde 2010 observando política, mídia e sociedade

Polícia Federal atuante contra a corrupção, herança bendita de Lula

As ações de combate a corrupção da Polícia Federal tem sido intensas desde 2003

A ação da Polícia Federal no Ministério do Turismo, com o cumprimento de dezenas de mandados de prisão, demonstra, inequivocamente, a manutenção de uma política republicana do órgão, que desde o governo Lula, passou a contar com apoio e maior autonomia para investigar e prender aqueles que se utilizam do Estado para vantagens próprias.

O maior problema do país não era a corrupção, infelizmente uma conduta inerente ao ser humano, por isso sua existência. Mas a falta de combate a corrupção, parecia haver uma ideia de que ações da polícia para combater os desvios dentro do governo passariam a opinião pública que o governo não é correto, melhor seria abafar e não combater.

Lula muda esta percepção, e Dilma a mantém, e ao apoiar as investigações contra o crime, onde ele estiver ocorrendo, mesmo que no seio do governo, passa uma mensagem clara a sociedade: o melhor é combater os malfeitos que escondê-los, escancarar para a sociedade que o crime precisa ser desvendado e condenado como prática nociva ao conjunto da população.

O governo que combate a corrupção e dá liberdade aos seus órgãos de repressão para expor os delitos está cumprindo seu dever republicano, caberá ao judiciário julgar a presunção de inocência dos envolvidos, considerando as provas materiais obtidas na “operação voucher”.

Histeria da oposição (telhado de vidro)
Para a oposição cabe o direito de exigir julgamento político, invocar a opinião pública e exigir CPI’s.
O problema é que as CPI’s que a oposição tenta criar não buscam solucionar coisa alguma, mas apenas servir de artefato político contra o governo, esquecendo-se dos delinquentes e seus delitos, e, muitas vezes, recorrendo a estes para servirem de estilingue na batalha política.

Mas o pior disso tudo é perceber que a população em geral descrê no instituto da CPI, desmoralizada por sessões midiáticas escandalosas e pouco efetivas, canal exclusivo para promoção da imagem política de alguns ou de agremiações políticas, ou pior, para presumir a culpa antes de qualquer julgamento judicial, destruindo reputações impiedosamente como resultado das pelejas por espaço de poder.

O que não combina com a histeria da oposição, PSDB, DEM e PPS, é lembrar que durante o governo que comandaram o país, entre 1995 e 2002, preferiram abafar os crimes de corrupção e minguar a autonomia da Polícia Federal.

Comparação
Governo FHC (PSDB/DEM) – Nos dois últimos anos da gestão de Fernando Henrique Cardoso, foram realizadas apenas 20 operações, com a prisão de 54 pessoas – uma média de 27 capturas por ano.

Governo Lula – As ações da Polícia Federal no combate ao crime cresceram 815% entre 2002 e 2005, durante o seu governo, a Polícia Federal realizou 183 operações e 2.961 prisões – uma média de 987 presos por ano.

No combate à corrupção, foram presas 1.300 pessoas, entre elas, 515 servidores públicos e 130 agentes da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal.

A corrupção não é uma invenção do século XXI, nem tampouco um comportamento só agora recorrente, infelizmente é uma prática nefasta que se alastrou no meio da sociedade, em vários segmentos, desempenhado por alguns, contra uma imensa maioria honesta.

Necessita ser combatida pelo Estado brasileiro, incansavelmente em quantas operações forem necessárias fazer.

Mas no jogo político, a oposição, com a ajuda da imprensa, quer fazer crer que a corrupção inexistia no Estado brasileiro em governos anteriores, por isso a justificativa de tão poucas ações da Polícia Federal…

Leia também:

Anúncios

4 comentários em “Polícia Federal atuante contra a corrupção, herança bendita de Lula

  1. charles netto
    11/08/2011

    Cometei a poucos instantes no Facebook o que irei comentar daqui a alguns minutos no dihitt o que digo e a seguir escrevo aqui: “Meu mais sinceros parabéns para quem age no Estrito Cumprimento do Dever Legal e Coloco os Culpados ” Esses Criminosos” Atrás da Grades, na Cadeia, e como já comentei em um outro post, cabe aqui reescrever devido o caso noticiado requerer tal procedimento bem assim: Isto tudo é culpa dos Pseudos Intelectuais, com sede de poder, e agora onde estão, pois gostavam de estar ao lado destes sempre para aparecerem nas fotos e ficarem na mídia e agora sumiram todos os deixando sozinhos para as filmagens de elegantes pulseiras prateadas da última moda de algemas para aqueles que pensavam que esta moda não iria pegar, ou seja tinham a sensação da impunidade e pensavam que estando camuflados nos bastidores do poder poderiam estar acima da Lei e da Ordem e se tem alguém ainda agindo errado que que se cuidem, pois a longa mão do Estado irá lhes alcançar para lhes colocar nos seus devidos lugares!!!!!!! E tenho “Ditto”!”

    Curtir

  2. Cláudio Ribeiro
    11/08/2011

    Obrigado Marcos pela contribuição sobre os dados de todo o período do governo FHC.

    Abs

    Curtir

  3. Marco Nogueira
    10/08/2011

    Curioso, muito curioso,
    você não ter comparado os
    08 anos de governo FHC com
    os 08 anos de governo LULA,
    nas megaoperações da Polícia
    Federal? Por que você deixou
    de dizer que nos 08 anos de governo FHC foram apenas 29
    (vinte e nove) megaoperações, enquanto no
    governo LULA foram mais
    1.900 (sim, mil e novecentas).
    e no g

    Curtir

  4. Anonymous
    10/08/2011

    Bom post. COnocordo com o pensamento expresso.
    Porém pergunto por que relacionou somente os 2 ultimos anos do governo FHC? Gostaria de ver a comparação ente 8 FHCversus 8 anos Lula.
    Luis Fraga

    Curtir

Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em 09/08/2011 por em Uncategorized.

Democratização da mídia, apóie!

Seja amigo do Barão!

Digite seu e-mail para seguir este blog e receber notificações de novos posts.

Junte-se a 3.452 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: