Palavras Diversas

Desde 2010 observando política, mídia e sociedade

"Deu pra ti" Jobim, chega em boa hora Amorim

Jobim pego no ato de atirar, a esmo, contra o governo a que servia…

Nelson Jobim, finalmente caiu, buscou de todas as maneiras possíveis ser demitido, constrangeu a presidenta, teceu comentários negativos de suas colegas de ministério, Ideli Salvati e Gleisi Hoffman, buscou a imprensa para levar adiante seu plano.
Jobim perde o Ministério da Defesa tal como parece ter planejado: atirando para todo lado, tentando desqualificar o governo para o qual servia.

Além disso o momento que esperava era este: em meio a uma turbulência na relação do governo com o PR, desgastados pela crise no DNIT.  Apressou sua saída para trazer mais desconforto a presidenta.

Jobim não fará falta ao governo (nem ao país), esta análise é pule de dez, fácil de ser criada, apenas a Eliane Cantanhede, hoje a noite na Globo News, fez comentários extremamente elogiosos ao ex-ministro, chegando ao cúmulo de dizer que Jobim “agora poderá ganhar dinheiro, pelo grande advogado que é”, pobre Jobim, pobre jornalismo da Globo News, equivalentes na pobreza de idéias e ego agigantado.

Não há qualquer dúvida de quais serão seus próximos passos: continuar sua cruzada buscando desmoralizar e desacreditar Dilma a partir do testemunho de ex-ministro, aquele que conheceu os bastidores do governo e está disposto a desnudá-lo para a população brasileira, sendo reiteradamente convidado para entrevistas no generoso palanque midiático que lhe será oferecido.  Por outro lado a sua saída será usada, pela imprensa conservadora e pela oposição, para atrair descontentes aliados do governo e gerar “fogo amigo”.

Jobim sai do governo com uma falsa idéia, sustentada por alguns poucos e acreditada por ele, de que só foi afastado porque “falava o que pensava”, por ter “idéias próprias”, não por incompetência ou insubordinação. Um competente servidor do Brasil, injustiçado por sustentar suas idéias… Uma imagem esculpida para tornar crível “tamanha grandiosidade”.

Deu pra ti Jobim!
A presidenta agiu a tempo de evitar o contágio no ministério por um comportamento tão nocivo a uma organização que não pode prescindir de espírito coletivo e disciplina no trato das questões mais relevantes do país.  Jobim falava por si só, ignorava o conceito de unidade de governo em suas declarações, além, é claro de atos de deslealdade.
Parecia tratar-se, ele mesmo, do mandatário da nação, atropelando a autoridade da presidenta e colocando em risco a hierarquia e a harmonia da esplanada dos ministérios, caso não caísse, qualquer outro ministro poderia assanhar-se e passar por cima  dos seus limites constitucionais.

Jobim já vai tarde, em bom gauchês, pode-se dizer: “Deu pra ti Jobim”!  “…Chegou tua hora, pode cair fora, pode tirar o cavalo da chuva, não faz mais sentido continuar fazendo o que vinha fazendo, já foi suficiente a demonstração de sua inoportunidade e incompetência”.  Como bem exemplifica Luis Fischer em seu dicionário porto alegrês,  perfeito exemplo para ilustrar a expressão.

O bom disso tudo é que Celso Amorim, um dos maiores nomes do governo Lula, retorna agora como ministro da Defesa, trazendo consigo toda a sua bagagem de grande chanceler, diplomata de grandes qualidades, que terá que equilibrar-se na tensa linha de comando que Jobim fez questão extressar ao sair.

Anúncios

Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em 04/08/2011 por em Uncategorized.

Democratização da mídia, apóie!

Seja amigo do Barão!

Digite seu e-mail para seguir este blog e receber notificações de novos posts.

Junte-se a 3.452 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: