Palavras Diversas

Desde 2010 observando política, mídia e sociedade

Cuba aprova reformas para manter vivo o socialismo e a soberania popular

O Bloqueio é um crime contra uma nação soberana que o mundo finge não existir e Obama  não mudou
Apesar dos exageros da matéria da BBC Brasil, como afirmar, maldosa, pura e simplesmente, que Raúl ascendeu ao poder por “herança” de Fidel, ignorando solenenemente as instâncias de poder do governo local e a importância política e histórica de Raúl para a Revolução.
O quadro desenhado mostra um país que busca manter-se de pé, mesmo sofrendo covarde bloqueio econômico dos Estados Unidos há mais de 40 anos.
As leves mudança nos rumos da economia de Cuba tentam manter a soberania do povo e evitar o esfarelamento da economia local, o que poderia gerar a desintegração das aspirações socialistas e abrir caminho para um choque de capital pesado, provocado pelo esgotamento do regime cubano e a ascenção de seus opositores de Miami.
Cuba, mesmo sob tamanha limitação econômica imposta pelos Estados Unidos, apresenta excelentes índices de mortalidade infantil, expectativa de vida e de saúde pública.
Confira abaixo a matéria da BBC Brasil:

Parlamento de Cuba aprova reformas econômicas

A reforma foi aprovada pela Assembleia Nacional do Poder Popular, cuja sessão foi aberta pelo presidente Raúl Castro.
Castro vem defendendo reformas que possibilitem a criação de um mercado livre limitado desde que recebeu o poder das mãos do irmão, Fidel, em 2008.

Com a aprovação do plano, os cubanos vão poder, pela primeira vez em 50 anos, comprar propriedades. A escassez de habitações é um dos grandes problemas da ilha, já que apenas a troca de casas é permitida (sem uso de dinheiro), o que provocou a criação de um mercado negro para a aquisição de moradias.

A compra de mais de um automóvel também será permitida.

Ainda é prevista a eliminação de um milhão de empregos no setor público. Viagens ao exterior também serão facilitadas, assim como será autorizada a abertura de pequenos negócios.

O pacote com 313 medidas foi desenhado em abril deste ano, durante o Congresso do Partido Comunista.

Comunismo
Durante a sessão no Parlamento, o deputado José Luiz Toledo Santander, presidente da Comissão de Assuntos Constitucionais, ressaltou que, apesar da reforma, a Constituição de Cuba reconhece que o Partido Comunista “é a força dirigente superior da sociedade e do Estado”, segundo o jornal Juventud Rebelde.

As mudanças ficam a cargo da Comissão de Implementação, que segundo o jornal irá definir, de maneira concreta, “o conceito de elementos teóricos do modelo cubano que se atualiza e propor normas jurídicas”. A comissão tem ainda a missão de implementar um novo modelo de gestão nas empresas estatais de Cuba.


BBC Brasil
Anúncios

Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em 01/08/2011 por em Uncategorized.

Democratização da mídia, apóie!

Seja amigo do Barão!

Digite seu e-mail para seguir este blog e receber notificações de novos posts.

Junte-se a 3.450 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: