Palavras Diversas

Desde 2010 observando política, mídia e sociedade

Lupi, o mensageiro mensal das boas notícias do governo

Lupi tem milhões de motivos para sorrir a toa…

O ministro do Trabalho e Emprego tem sido, mensalmente, nos últimos anos, o mensageiro de boas notícias e trazido para o noticiário um dos maiores bens que uma sociedade pode querer conquistar: empregabilidade.
O discurso do ministro tem trazido números excepcionais e tem se tornado uma das melhores vozes do governo para exemplificar o acerto das políticas econômicas que privilegiam o emprego e a renda.

Nesta terça-feira, mais uma vez, Lupi anunciou a criação de empregos formais referentes a junho passado e o número foi o segundo melhor para o mês, sendo superado apenas por junho de 2008.
Foram foram criados 215.393 novos postos de trabalho e o semestre encerrou com mais 1.414.660 de novos empregos celetistas, terceiro melhor resultado para o período na série de saldos semestrais.
Números positivos e que demonstram o aquecimento da economia.  Apesar do recuo de geração de empregos formais se compararmos o semestre de 2010, ainda assim os valores representam uma economia forte e sadia, gerando empregos e renda.
Lupi enfatizou o ótimo resultado, mas também citou a preocupação do governo com a deterioração da economia dos países ricos:
“Temos um quadro muito positivo e continuamos com uma expansão muito forte no Brasil. Acredito que o Brasil está tomando as medidas certas para manter a estabilidade econômica, mas temos que continuar atentos. Nós temos hoje alguns países, chamados países ricos, em crise. Isso numa economia globalizada acaba mexendo com toda a estrutura econômica mundial e o Brasil tem que estar atento a esse processo e a cada mês observando isso e tomando medidas adequadas. Não tem que ter uma regra fixa, mas uma regra adaptada a cada momento da economia. Os dados da economia brasileira na área do emprego, que na minha modesta opinião é o melhor medidor de a quanto anda a economia, é o melhor possível. O Brasil teve um mês de junho de 2011 melhor que o de 2010, isso é uma prova inequívoca que continua crescendo a empregabilidade no nosso país”.

clique na imagem para ampliar

IBGE ajuda com a melhor taxa de desemprego para junho
Pouco antes o IBGE publicou a menor taxa de desemprego para um mês de junho, 6,2%, um recuo de 0,2% em relação a maio e 0,8% em relação a junho de 2010.
A taxa média de ocupação do semestre é a menor desde o início da série histórica, 6,3%, índice próximo da conquista do pleno emprego para o trabalhador brasileiro.
Mas o melhor refere-se a renda do trabalhador que, segundo o IBGE, o rendimento médio real chegou a R$ 1.578,50, alta de 0,5% sobre maio e de 4% na comparação anual. Esse é o maior valor para o mês desde 2002.

Lupi, o mensageiro de boas novas

Mercado de trabalho aquecido e renda em expansão tornam o ministro um mensageiro de boas novas.
Carlos Lupi ocupa a pasta desde 2007, no começo do segundo mandato do presidente Lula e o ministério traz para o noticiário recordes e metas ambiciosas do governo.
Creio que a presidenta Dilma, cercada de agendas espinhosas ultimamente, tenha na divulgação do CAGED, feita mensalmente pelo ministro, um alívio e a certeza de que a direção que o governo toma em determinadas áreas, como na economia e nos programas sociais, estejam dando frutos para a sociedade.

O ministro tem em suas mãos uma agenda positiva que ajuda a desmontar, periodicamente, o receituário recessivo que a imprensa dita especializada e a oposição tentam impor ao governo e na tentativa de convencimento da opinião pública. Aí chega o dia da divulgação do CAGED, que repercute e detona todas as “previsões” negativas dos “especialistas” em economia da imprensa.
Anúncios

Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em 20/07/2011 por em Uncategorized.

Democratização da mídia, apóie!

Seja amigo do Barão!

Digite seu e-mail para seguir este blog e receber notificações de novos posts.

Junte-se a 3.451 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: