Palavras Diversas

Desde 2010 observando política, mídia e sociedade

Audiência da TV: O pior junho da Globo, o declínio é lento e gradual

A imagem da queda, lenta e gradual, do império, clique na imagem e amplie
Da série o declínio do império, publico abaixo matéria que ganhou algum destaque no UOL na tarde de sexta-feira: a confirmação, segundo pesquisa Ibope, da pior média de audiência da Globo para um mês de junho.
Este é mais um dado que vem se juntar a tantos outros, ultimamente, para mostrar que a Globo vem perdendo, gradativamente, a liderança incontestável na audiência da tv aberta brasileira.
Nas manhãs dos dias de semana a concorrência tem sido dura, nas tardes/moites de domingo a briga pelos melhores índices cada vez mais encarniçada.
Foi-se o tempo em que ligar a televisão era sinônimo de “vê o que tá passando na Globo”
Peço apenas desculpas aos leitores pelo uso desta fonte, nada comum neste blog, mas achei por demais interessante postar tão irônica matéria: o sujo* falando do mal lavado** (ou vice-versa).

*FSP / **Globo

Leia também:

Globo registra o menor ibope para o mês de junho desde 1970

A Globo viu seu ibope em junho crescer 0,4 ponto na Grande São Paulo em relação a maio: de 16,6 para 17 pontos. Mesmo assim a emissora teve o menor ibope já registrado nesse mês, desde que a audiência das TVs passou a ser medida, em 1970. O resultado vale para a chamada faixa comercial, das 7h à 0h.

Até então, junho de 2008 fora o pior de todos, com média de 17,1 pontos. Historicamente, junho é um dos meses em que as TVs estão mais ligadas, e quando há mais pessoas diante dos aparelhos. A equação frio + mês de provas + poupar dinheiro para as férias iminentes faz com que, na média, 43% das TVs estejam ligadas –um dos índices mais altos em situação de normalidade (quando não há grandes catástrofes ou competições).

Para efeito de comparação, em junho do ano passado a Globo marcou 18,5 pontos, mas então havia a Copa da África– que, curiosamente, também não elevou o ibope da emissora em relação ao junho anterior (2009), quando também havia marcado 18,5 pontos.

BAND E O ‘EFEITO DATENA’

A medição do ibope também permite ver que a Band acusou o golpe com a saída de José Luiz Datena. O apresentador rescindiu contrato em 15 de junho e voltou para a Record. Em 15 dias sem ele, a Band viu seu final de tarde cair mais de 40% no ibope, o que, na soma, provocou uma queda geral de ibope de 0,4 ponto. A Band caiu de 2,9 em maio para 2,5 pontos em junho, mas com viés de queda (arredonda-se para 2,0).

Pode parecer pouco, mas, para uma emissora que tem média de ibope em torno dos 3 pontos, as casas decimais valem muito.

As outras TVs estagnaram ou tiveram oscilação negativa em junho. A Record se manteve vice-líder, mas caiu de 7,5 para 7,4 pontos (portanto, 7); o SBT continuou em terceiro, com 5,9 pontos; já a RedeTV! caiu de 1,6 em maio para 1,4. No arredondamento, portanto, ficou com apenas 1 ponto no mês.

Ricardo Feltrin / Folha

Anúncios

2 comentários em “Audiência da TV: O pior junho da Globo, o declínio é lento e gradual

  1. Miguel Oliveira
    05/07/2011

    Se a audiência caiu em todas as emissoras, é claro que estão se informando ou divertindo de outras maneiras, como a internet, por exemplo. Na verdade, é tanta distorção, manipulação, calúnia, difamação e desonestidade, tanta tentativa de esconder a realidade que todos vêem ao redor, que a credibilidade caiu a um nível intolerável. De minha parte prefiro mil vezesa internet que os telejornais que passam cerca de 90% do tempo mostrando crimes, tragédias, catástrofes, bizarrices de todos os matizes, etc. Dá azia até em soda cáustica.

    Curtir

  2. Trincheira
    03/07/2011

    Outro dado a ser considerado é o crescente número de pessoas que saem da frente da televisão para a Internet.

    “Segundo o F/Nazca, somos 81,3 milhões de internautas tupiniquins (a partir de 12 anos). Já para o Ibope/Nielsen, somos 73,9 milhões (a partir de 16 anos). O Brasil é o 5º país com o maior número de conexões à Internet.”
    http://www.tobeguarany.com/internet_no_brasil.php

    Curtir

Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em 03/07/2011 por em Uncategorized.

Democratização da mídia, apóie!

Seja amigo do Barão!

Digite seu e-mail para seguir este blog e receber notificações de novos posts.

Junte-se a 3.451 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: