Palavras Diversas

Desde 2010 observando política, mídia e sociedade

Datafolha passa o recado da mídia e da oposição ao governo Dilma

Ataques pretendem embaçar imagem da presidenta


Nova pesquisa Datafolha sobre a aprovação do governo saiu em um momento delicado, após o desfecho da crise Palocci e o troca-troca de ministros na Esplanada.
O resultado não surpreende, apesar da alta da aprovação do governo que cresce dois pontos percentuais, de 47% para 49% que consideram o governo ótimo ou bom.
Mas sinais foram dados neste levantamento:

  • Lula é bem visto como uma espécie de conselheiro político da presidenta pelo povo, apesar da imprensa tentar rotular tal entendimento popular como tutela político;
  • A campanha midiática pela “explosão inflacionária” e “derretimento das calotas polares” da meta do governo tiveram também efeito para derrubar alguns pontos do governo;
  • Por conta dessa campanha “inflacionária galopante” da imprensa, houve uma piora generalizada quanto as expectativas sobre a economia.

A divulgação dos resultados hoje, dia dos namorados, pelo jornal Folha de São Paulo, pode simbolizar, pelo avesso desta data, o fim do “namoro” da mídia conservadora com o governo.
O período pesquisado colheu toda a percepção das pessoas sobre a crise Palocci, a participação de Lula em algumas articulações políticas e o bombardeio de “especialistas” sobre a “preocupante escalada” do índices que medem a inflação desde o último levantamento do instituto de pesquisa, realizado em março.

Apesar do aumento da popularidade da presidenta Dilma Roussef, os índices ainda estão muito distantes daqueles deixados por Lula em dezembro.
Estes índices não se herdam, é verdade, mas esperava-se, com a proximidade de Lula com o governo, tais índices estivessem maiores.

O Datafolha passa o recado da oposição e da imprensa conservadora: o governo Dilma continuará sofrendo ataques que corroam sua aprovação ou, em segunda hipótese, não a deixe crescer muito, esta pesquisa testou claramente se a estratégia do consórcio mídia/oposição foi ou não bem sucedida.

Anúncios

Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em 12/06/2011 por em Uncategorized.

Democratização da mídia, apóie!

Seja amigo do Barão!

Digite seu e-mail para seguir este blog e receber notificações de novos posts.

Junte-se a 3.451 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: