Palavras Diversas

Desde 2010 observando política, mídia e sociedade

Internet: liberdade e diversidade, fundamentos de uma comunicação democrática

O 2º Fórum da Cultura Digital, reunido em São Paulo apontou os ganhos obtidos no governo Lula para o setor, “que é reconhecido mundialmente pelos avanços nessa área e por ter adotado uma política que fomenta a liberdade na rede”.
Fundado no que já foi alcançado, acena para a construção de um marco regulatório com a criação de um marco civil e de uma lei de direitos autorais para o uso de bens culturais na internet.  Temas urgentes e delicados, cercados de muros comerciais altíssimos.
Acima de tudo, de qualquer olhar distinto sobre as questões apresentadas, o Fórum foi categórico em sua carta final: liberdade e diversidade são essenciais para uma comunicação social, de fato, democrática.  E disseram NÃO, mais uma vez, ao projeto do senador Eduardo Azeredo, o AI-5 Digital.
Diga NÃO você também ao controle da internet, clique aqui.
Confiram a íntegra da Carta:
Carta do Fórum da Cultura Digital em defesa da liberdade na Internet
A Internet deve continuar livre. A liberdade é que permitiu criar um dos mais ricos repositórios de informações, cultura e entretenimento de toda história. Nós, defendemos que a rede continue aberta. Defendemos que possamos continuar criando conteúdos e tecnologias sem necessidade de autorização de governos e de corporações.

Não admitimos que a Internet seja considerada a causa da pedofilia. Denunciamos as tentativas de grupos conservadores em superdimensionar o potencial criminoso da Internet para criar um estado de temor que justifique a supressão de direitos e garantias individuais. Alertamos a todos que estas forças obscuras querem aprovar no final desta legislatura o AI-5 Digital, substitutivo PL84/89 antigo PLS 89/03+ redigido pelo Senador Azeredo.
Não admitimos que as pessoas sejam obrigadas a se cadastrar para navegar na rede. Consideramos que a vinculação de um número IP a identidades civis é inaceitável. Não queremos ser uma China. Controles exagerados na rede poderão sufocar a sua criatividade e implementar o vigilantismo que é democraticamente insustentável.
Os internautas brasileiros construiram colaborativamente um marco civil que define direitos e deveres dos cidadãos nas redes digitais e rejeitam uma lei que sirva aos interesses apenas dos banqueiros e da indústria de copyright.
A diversidade e liberdade são a base de uma comunicação democrática. O acesso à Internet é um direito fundamental.
Abaixo o AI-5 Digital.

São Paulo, 15/16 de novembro de 2010.

Vermelho

*Publicado originalmente em 17/11/2010

Anúncios

2 comentários em “Internet: liberdade e diversidade, fundamentos de uma comunicação democrática

  1. Erik Oliveira
    23/02/2011

    Saúde para todos em primeiro lugar. A liberdade de expressão, assim como os direitos fundamentais do cidadão (culto, religião, orientação sexual, convicção ideológica…), são fundamentos de uma sociedade democrática. Eu venho participando de debates, movimentos e consultas públicas na área da comunicação, sou tecnólogo em cinema… Não questiono a importância das liberdades individuas, apenas tenho a opinião de que o sistema de ensino, deve basear-se na construção de discursos e construções de pensamento que desenvolva a inteligência, o conhecimento e a pesquisa… Isso inclui o desenvolvimento de plataformas multimidia com conexão entre os poderes de estado em politicas publicas convergentes…GINGA.

    Curtir

  2. carNAvalha
    23/02/2011

    Claudio, o problema que estava encontrando ontem foi sanado, tudo ok. Re-passei este post para o face e o twiter, vou postar em outros blogs também é um assunto que nos interessa e muito. grande abraço. Li no Carta Capital hoje, uma matéria importantíssima, sobre financimentos de campanhas, feitas pelos planos de saúde, a pesquisa é da Agência AIDS.

    Curtir

Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Democratização da mídia, apóie!

Seja amigo do Barão!

Digite seu e-mail para seguir este blog e receber notificações de novos posts.

Junte-se a 3.450 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: