Palavras Diversas

Desde 2010 observando política, mídia e sociedade

A beleza-objeto da vice-primeira dama e a feiúra interior da imprensa conservadora

A grande imprensa, de um modo geral, não parece querer dar a devida atenção ao fato histórico que se iniciou com a posse de Dilma Roussef, primeira mulher e ex-guerrilheira a assumir a presidência da república.
Prefere devanear assuntos que, apenas e tão somente, parcialmente merecem destaques.
O fato é que, desviando o foco, diminuindo a grandiosidade do momento, prefere apostar em repercussões superficiais, criar um personagem e repercuti-lo a exaustão.

O personagem-cortina-de-fumaça do momento é a bela esposa de Michel Temer, Marcela Temer, não que ela não mereça os elogios por sua beleza e sua conquista ao lado marido.  Mas usá-la para desviar e tentar diminuir a grandeza do momento é por demais pequeno.

Não cobrir com as devidas análises o que se presencia, por parcialidade política já sinaliza que a imprensa conservadora continuará, sem descanço, sua luta contínua contra o governo, agora de Dilma Roussef, fingindo não ver o que se sucede no país e suas transformações sociais a olhos vistos.
Mas apelar para a extrapolação de uma personagem e buscar popularizá-la em contraponto a imagem da presidenta, isso soa muito mal.

Não será de se estranhar o frenezi da imprensa em busca de alguma opinião da vice-primeira dama sobre as decisões do governo, seja sobre as taxas de juros fixadas pelo BC, o PNDH-3, as relações exteriores do Brasil etc…O que parece claro, neste momento, é o esforço em torná-la popular e, talvez em seguida, tornar, do mesmo modo, suas declarações conhecidas e com bastante repercussão popular.  Jogada, possivelmente, previsível… Marcela Temer presidenta 2014!
Claro que tal aposta só dará certo se a bela esposa de Temer aceitar o papel que lhe desenham e desempenhar, a gosto de seu marido, o papel de síntese da opinião pública, catalisada e explorada pela mídia conservadora, por sua beleza como qualidade essencial para conferir credibilidade e confiança junto ao povo.

O intrigante é que Marcela Temer já era bela e esposa de Temer há oito anos, ou seja, a imprensa já a conhecia, o meio político também.  Tal cobertura, da maneira como fazem agora, não seria conveniente nos períodos pré e eleitorais.
O pior é perceber que a pauta da imprensa continua oca e fazendo escolhas duvidosas e com pouco conteúdo.  A apologia e incitação ao crime feitas no twitter durante a posse de Dilma mereceram pouco ou quase nenhum destaque da imprensa, apenas a blogosfera e os canais progressistas da net o fizeram, já a exploração da beleza da vice-primeira dama merecem destaques generosos na imprensa.
Que dessem os merecidos destaques a ambos os fatos, repercutindo e informando a sociedade o que fosse mais relevante, com mais destaque.  Mas o ofício da imprensa conservadora nos dias atuais não parece ser o de informar, mas desinformar e gerir agendas que lhes tragam, e a seus consortes, algum ganho (político ou financeiro ou ambos, de preferência).

No fim das contas, o enfoque exagerado sobre os atributos físicos da esposa de Temer, desmerece qualquer de suas qualidades e capacidades que possua, e em pleno período em que uma mulher alcança o posto máximo da república, democraticamente, a imprensa retrata a vice-primeira dama como apenas uma bela mulher, cliché do machismo, como se fosse isto requisito para se alcançar o sucesso e/ou representar sinônimo de conquista.
Viva a beleza de Marcela Temer, abaixo a pobreza d’alma, a feiúra interior da grande imprensa conservadora…

Anúncios

Um comentário em “A beleza-objeto da vice-primeira dama e a feiúra interior da imprensa conservadora

  1. Mari
    03/01/2011

    Colocando a Geyse Arruda de Brasília um pouco de lado, vamos às primeiras decisões do novo governo. Vcs como arquivistas divulguem aí esse abaixo-assinado contra a mudança do Arquivo Nacional da Casa Civil pro Ministério da Justiça.
    http://www.peticaopublica.com.br/PeticaoVer.aspx?pi=anccivil

    Curtir

Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em 03/01/2011 por em Uncategorized.

Democratização da mídia, apóie!

Seja amigo do Barão!

Digite seu e-mail para seguir este blog e receber notificações de novos posts.

Junte-se a 3.451 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: