Palavras Diversas

Desde 2010 observando política, mídia e sociedade

Os maus resultados dos "formadores de opinião" da imprensa na Era Lula: haverá renovação?

Os maus resultados do PIG

Passada a acirrada disputa eleitoral, todos os lances mais agudos e tensos do pleito, ficam duas perguntas:
A primeira: Dilma e Lula derrotaram a oposição ou a imprensa conservadora?
A segunda: Considerando que a resposta da primeira pergunta seja, de fato, a segunda opção – o que será dos principais nomes desta corporação daqui para a frente?




A vitória de Lula sobre os “baluartes da imprensa” (arte extraída de “Conversa Afiada”)

 Pois bem, o elenco é “estelar” e que gera uma folha de pagamento astronômica para os grandes grupos de comunicação do Brasil: Diogo Mainardi, Arnaldo Jabor, Miriam Leitão, Reinaldo Azevedo, Fernando Rodrigues, Merval Pereira, Alexandre Garcia, Lucia Hipólito, Bóris Casoy, William Waack, Dora kramer, Ali Kamel… não conseguiram cumprir seus “deveres”, suas metas ficaram muito abaixo daquilo que a corporação estipulou.  Os “resultados esperados” não vieram…
Três derrotas seguidas (2002, 2006 e 2010) e agora? Haverá renovação no quadro dos “formadores de opinião” da grande imprensa brasileira?

O que lhes resta de credibilidade e referência para justificar a aposta em nomes derrotados?

Esses tais formadores de opinão citados fracassaram em tentar vender ao público geral as teses de seus patrões.  Ficaram restritos a um público cada vez mais conservador e raivoso, um nicho recheado por teses retrógradas e que, algumas vezes, beiram ao preconceito, social e de raça.

Qual será o destino de formuladores de análises, teses, opiniões econômicas, políticas e eleitorais que foram reiteradamente superadas e desmentidas  ao longo dos 8 anos do governo Lula e tiveram o ápice da rejeição em 2010?

Anúncios

2 comentários em “Os maus resultados dos "formadores de opinião" da imprensa na Era Lula: haverá renovação?

  1. Cláudio Ribeiro
    09/11/2010

    Concordo em parte Guirma…
    É natural que todo grupo derrotado frequentemente radicalize suas ações para reverter o quadro.
    Opsoções, mundo afora, caso da Inglaterra com os Conservadores, por exemplo, que ficarm mais de uma década perdendo para os Trabalhistas, radicalizaram seus discursos para voltar ao poder.
    A imprensa é a adversária de fato do governo, a que mais´provoca estragos. Vence-la é sintomático para o jogo do poder e a democracia.

    Virão cada vez mais radicais e dispostas ao vale tudo, Dilma, mesmo não sendo Lula, poderá se valer dos bons momentos da economia e dos avanços sociais que conseguir implementar. O mundo real ainda é um ponto de sedução muito além das manchetes descoladas da realidade…

    Curtir

  2. Guirma
    09/11/2010

    Não dá pra cantar vitória. Pelo contrário… O fenômeno é mundial. A extrema direita, que já é sócia da igreja, se junta aos sociais democratas para, através da mídia, fazer valer seus interesses. Ou como diria o Cérebro: “para dominar o mundo”…
    Eu até que tava feliz com a vitória da Dilma, mas essa do ENEM me abriu os olhos.
    É facílimo destruir totalmente o ENEM. São quatro milhões de inscritos e é impossível impedir que alguém passe com celular ou apronte algo num banheiro preparado anteriormente. E aí, já era. Processo pra todo lado e o exame vai se desgastando ano a ano, até que conseguirão cancelá-lo por total “incompetência do governo”.
    Um jornalista se inscreveu, pegou a prova, foi ao banheiro e passou o tema da redação por sms. Já é mais uma brecha para qualquer pessoa que se sinta prejudicada entre na justiça e empastele tudo. No mínimo, jogue mais uma pá de cal na coisa.
    A Dilma tá ferrada. Vão bombardeá-la diariamente. Não sei se sobrevive. Ela não é o Lula e já são três eleições que o PIG perde. Estão dispostos a tudo. Todo progressista tem que fazer sua parte. Principalmente quem manja de computador e internet.
    Esta eleição mostrou o quanto a esquerda está atrasada neste quesito e, daqui pra frente, vai ser cada vez mais difícil contar com o PIG.

    Curtir

Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em 26/12/2010 por em Uncategorized.

Democratização da mídia, apóie!

Seja amigo do Barão!

Digite seu e-mail para seguir este blog e receber notificações de novos posts.

Junte-se a 3.451 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: