Palavras Diversas

Desde 2010 observando política, mídia e sociedade

Bizarrices da imprensa nas eleições 2010: O Globo consultou cartas e búzios em setembro para tentar mudar o destino

Aberração: O Globo consulta cartas e búzios no presente, para tentar mudar o destino previsto (15/09/2010) 

O Globo troca Laptops  por bolas de cristal na redação

O Globo desmoraliza Merval, Miriam Leitão e Noblat: tarôs e búzios podem construir “fatos políticos” mais sedutores ao eleitor

Na arte de prever o óbvio, O Globo resolveu ir fundo em sua “campanha (des)informativa” sobre as eleições presidenciais, apesar das pessoas consultadas terem previsto o que qualquer um de nós, seres humanos desprovidos de poderes extra-sensoriais, pode afirmar com segurança, baseado tão somente nas conjunções político-eleitorais: a vitória de Dilma Roussef. Mas a intenção do diário, nas entrelinhas, é difundir incertezas, baseadas em oráculos duvidosos.

O Globo vai mais além, chega as profundezas do desconhecido, para criar algum mote que resvale na candidatura governista, respaldado pelos “gurus consultados” e suas previsões, como na frase a seguir : “No primeiro mês de mandato, Dilma vai mudar com o Lula completamente. Ele vai querer comandar atrás dela, e ela vai dizer que não, que o comando é dela. Eles vão romper definitivamente – diz a taróloga.” [Confira a íntegra da matéria de O Globo aqui. ]

Ou seja, a previsão da vitória de Dilma (pule de dez), “confirmada” de antemão pela taróloga e pela numeróloga, é na verdade um artefato construído pelo O Globo, somente para colocar uma “pulga atrás da orelha” do eleitor de Dilma. O que pretendem com tão boçal texto? Alcançar as pessoas que votam em Dilma pela continuidade do governo Lula e dizer a elas: cuidado, Dilma vai romper com Lula, as cartas e os búzios dizem isso…Seria mais coerente tentarem o “bem-me-quer-mal-me-quer” da próxima vez.

O absurdo da falta de argumentação política, da incapacidade de compreender o fenômeno político e pior, o (ab)uso de teses que não podem ser comprovadas, mas que são difundidas apenas para cumprir o papel de desconstruir adversários e ajudar os aliados, sintetizado em uma única palavra: desinformação.

Sem querer prever qualquer futuro lançando mão de tarôs, búzios ou qualquer tipo de sortilégio, é possível afirmar, neste momento, uma coisa: a recorrência desse tipo de matéria descortina a crise de credibilidade que sofrem os principais articulistas e “formadores de opinião” de O Globo. Quer dizer, se Miriam Leitão, Merval Pereira, Noblat entre outros não conseguem construir qualquer tese que seduza o (e)leitor, além do segmento do próprio jornal, e, portanto tenham fracassado em suas metas empresariais, O Globo procura em outras freguesias, personagens mais exóticos, outros argumentos menos ortodoxos, que possam atingir as pessoas, de algum modo, e tentar influenciar o desenrolar da vida real, mesmo que para isso especulando no desconhecido futuro vindouro, que é para o que se presta a frase içada da taróloga sobre “o rompimento definitivo de Lula e Dilma” para dentro da matéria.

O que O Globo quer mesmo é mudar o destino, fazendo uso, no presente, das próprias previsões que publica sobre o futuro…

Anúncios

Um comentário em “Bizarrices da imprensa nas eleições 2010: O Globo consultou cartas e búzios em setembro para tentar mudar o destino

  1. Pingback: A pauta da desestabilização institucional avança sobre a democracia | Palavras Diversas

Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em 19/12/2010 por em Uncategorized.

Democratização da mídia, apóie!

Seja amigo do Barão!

Digite seu e-mail para seguir este blog e receber notificações de novos posts.

Junte-se a 3.450 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: