Palavras Diversas

Desde 2010 observando política, mídia e sociedade

O suposto factóide "Abílio Diniz" versão 2010 montado pelo PSDB: a gravidade da denúncia

modus operandi da mídia e dos partidos conservadores na reta final das eleções

Armações sem criatividade: da camiseta do PT nos sequestradores de Abílio Diniz em 1989 até a possível confusão em São Paulo esta semana

Hoje saiu uma das cerca de oito pesquisas que povoarão o noticiário na semana decisiva das eleições, não me atenho aos resultados do Vox Populi, porque creio que pautar-se pelos números frios, neste momento, signifique perder o rumo no melhor momento da campanha.
Balizar as ações pelas pesquisas pode ser positivo, mas crer que os números antecipem decisões, com certeza não é a melhor das maneiras para encarar a reta final: não se ganha o jogo sem jogá-lo até o fim, mesmo que o placar parcial apresente vantagem.
É preciso ampliar o resultado, centrando esforços e não comemorando pesquisas.  E esta semana, como nunca antes na história desse país, serão divulgadas uma por dia!

A gravidade da denúncia
Saindo do tema das pesquisas banalizadas e executadas apenas para “demonstrar (pré)determinadas tendências”, o que circula hoje pela net é a denúncia de que a oposição, desesperada e ávida pela vitória a qualquer custo, planeja criar um tumulto em uma caminhada do PSDB, com a presença de Serra e FHC, na próxima sexta-feira em São Paulo e, ao estilo 1989, infiltrar baderneiros vestindo camisetas vermelhas e com o símbolo do PT, tal como arquitetado nas vésperas do 2º turno em 1989 quando os sequestradores de Abílio Diniz foram vestidos pela polícia paulista com camisas do PT, para incriminar o partido e lançar desconfianças sobre Lula.
No que se refere a criatividade, a oposição e os setores mais reacionários do país sempre se repetem, mas apostam no esquecimento das pessoas e no choque que as imagens que a mídia poderá exercer sobre um eleitor confuso, pela repercussão que a imprensa daria sobre a possível armação.
A filósofa Marilena Chauí, faz este alerta, conforme é possível ler aqui.  A denúncia de Chaui é grave e, caso se comprove, não traria surpresa alguma para aqueles que não esquecem os movimentos mais sujos protagonizados pela mídia e partidos políticos conservadores ao longo das últimas duas décadas.
É preciso ficar alerta e disseminar ao máximo esta denúncia, torná-la conhecida, pois mesmo que se trate apenas de mais uma cortina de fumaça, não se pode desprezar os estragos como um fato desta proporção poderá causar na vontade popular.
É bom lembrarmos que, ao menos, sete pesquisas ainda serão divulgadas e três debates travados, com um noticiário amplamente negativo para a candidatura de Dilma, esperam a mídia e a oposição, equilibrar a disputa…Somando um fato fabricado de tamanhas proporções, o resultado de domingo poderia se tornar imprevisível.  Quem não se lembra das eleições paranaenses em 2006? Requião liderava disparado mas, após campanha sórdida da opsição e da imprensa conservadora local, sua vitória foi mínima, por décimos. 

O antídoto?
Não se conformar com vantagens nas pesquisas e contra-atacar com informações sobre supostos esquemas e neutralizá-los antes que aconteçam ou evitar que tenham o ambiente propício para ocorrer, pode ser um antídoto eficiente.
Apesar de todo o clima alegre e otimista na campanha de Dilma, nunca se pode desprezar o que são capazes de tramar todos os personagens que atuam na campanha de Serra, além de todo o aparato  montado para confundir a decisão das pessoas na hora “H”.

Anúncios

Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em 25/10/2010 por em Uncategorized.

Democratização da mídia, apóie!

Seja amigo do Barão!

Digite seu e-mail para seguir este blog e receber notificações de novos posts.

Junte-se a 3.451 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: