Palavras Diversas

Desde 2010 observando política, mídia e sociedade

O Datafolha foi o último a apresentar a tendência pró-Dilma e agora é o primeiro a apresentar tendência pró-segundo turno: confiável?

O Datafolha apostando seus questionários no segundo turno

A cinco dias do primeiro turno o Datafolha lançou uma pesquisa apontando queda significativa de Dilma e colocando em dúvidas, se a eleição se decide domingo agora ou se haveria necessidade de um segundo turno…Pois bem, O Vox Populi que realiza uma pesquisa diária, chamada tracking, que entre outras coisas é capaz de identificar, de maneira ágil, o surgimento de tendências eleitorais, colocou em dúvidas sim, mas os números do Datafolha.  Pela pesquisa diária Vox Populi, Dilma vence domingo e demonstra que os índices permanecem praticamente os mesmos nos últimos três dias, confiram abaixo:



Tracking Vox Populi, praticamente estável por três dias seguidos…



Datafolha “antecipando tendências”, mas para quem se atrasou em evidenciar a subida de Dilma…

Não é questão de dizer quem está certo ou errado, a essa altura do campeonato, mas é questão de fazer a leitura das pesquisas ao longo da campanha.
Datafolha foi o último instituto a mostrar Dilma a frente de Serra, enquanto Ibope e Vox Populi já apresentavam uma vantagem de 8 pontos para a candidata petista, no Datafolha Serra ainda vencia por um ponto.
Neste momento é também o primeiro instituto a mostrar a queda de Dilma acentuada e a incerteza quanto a definição do pleito já no domingo.

Atrasou-se para identificar uma tendência clara em julho, Dilma disparada na frente e, parece, querer adiantar-se, na reta final, para confirmar uma tendência de virada nos índices dos principais candidatos.
Neste momento não parece merecer a confiança para que se aposte qualquer tostão furado em suas previsões.
Mas é bom lembrar que a Globo, O Globo, FSP, Estadão, Veja e Época só apresentam as pesquisas Ibope e Datafolha, conforme certa noite William Bonner anunciou na bancada do jornalístico mais popular do Brasil, como a Globo informaria sua audiência sobre as rodadas de pesquisas eleitorais.
Ou seja, apesar do Datafolha ter errado os números e retardado a liderança de Dilma e agora adiantado uma “determinada tendência”, é este o instituto que tem as pesquisas repercutidas na grande imprensa.
E apesar do Vox Populi ter acertado em apontar a tendência de vitória de Dilma no primeiro turno antes de todos os outros, este tem apenas a repercussão do Jornal da Band e do portal Ig, seus contratantes.

Desequilíbrio? Total…
O Ibope deve vir com novos números antes do debate, creio que a atmosfera de decisão de campeonato seja forjada pelos dados do Datafolha e “reiteradas” pelo Ibope, para alavancar a audiência do debate, criando um cenário artificial de importância e expectativa para o telespectador da Globo na reta final, a ser confirmada na sexta-feira e no sábado. Tudo isso passando “informações” as pessoas através de seus comentaristas políticos “isentos”, tão quanto as manchetes da FSP reclamam ser…

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Publicado em 28/09/2010 por em Uncategorized.

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