Palavras Diversas

Desde 2010 observando política, mídia e sociedade

Ê-Maranh@o , o mosaico do novo: blogueiros unidos contra a desinformação sistemática da grande imprensa

A construção de uma rede que agrega conteúdos independentes num só lugar

  
A iniciativa dos blogueiros maranhenses em agregar a produção informativa dispersa em um só lugar, ao mesmo tempo oferece múltiplas opções no mesmo espaço e também possibilita ao leitor direcionar-se para o conteúdo que mais lhe agradar, diversificando as possibilidades do leitor. Todos juntos ganhando espaços maiores e maior audiência na iniciativa da formação da rede de informações dos bogueiros.

É um caminho renovador trilhado pelos colegas maranhenses, vislumbra a real possibilidade de angariar mais visitantes permanentes, ocupar espaços cada vez maiores de difusão de conteúdos, além de combater a concentração enorme de informações nos tradicionais portais de internet empresariais.

O conteúdo local tende a ser fortalecido no embate com as empresas de conteúdo universais. Apesar de certas notícias de âmbitos nacional e internacional atraírem leitores dado o apelo de suas chamadas, creio ser o conteúdo regional, àquele que, explorado com frequência, possa aproximar o usuário de internet de experiências como esta dos blogueiros do Maranhão.

Para Francisco Gonçalves Conceição, chefe de departamento de Comunicação da Universidade Federal do Maranhão e um dos idealizadores do projeto: “É uma experiência, mas pode ser um aprendizado do ponto de vista de dar liga àquilo que é muito fragmentado, que é cada um trabalhando por si”.

A iniciativa não nega que o componente eleitoral está presente nessa iniciativa. “Não somos partidários, nem aderimos a uma candidatura, mas temos uma posição que é reforçar processos de mudanças políticas e culturais no estado. Temos uma posição, que é o fim de um ciclo oligárquico” [Rede Brasil Atual]

O que presenciamos hoje é a constante ascenção dos novos agentes de disseminação de conteúdos na internet, em um espaço menos concentrado e mais diverso, é a real possibilidade de equilíbrio de condições para combater o tipo de jornalismo que a imprensa tradicional pratica nos dias de hoje, como é possível verificar no sensaciolismo político das manchetes e nas montagens inescrupulosas de factóides.

Anúncios

Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em 18/09/2010 por em Uncategorized.

Democratização da mídia, apóie!

Seja amigo do Barão!

Digite seu e-mail para seguir este blog e receber notificações de novos posts.

Junte-se a 3.451 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: