Palavras Diversas

Desde 2010 observando política, mídia e sociedade

Serra, o inimigo da blogosfera

A campanha está começando, pra valer, e já temos uma manifestação de um dos principais candidatos à presidência sobre o que ele pensa da blogosfera.

Para Serra os blogs que o criticam são “sujos” e “financiados pelo governo” – “Boa parte desta estratégia não deixa de ser alimentada por recursos públicos, como por exemplo da TV Brasil, que não foi feita para ter audiência, mas para criar empregos na área de jornalismo e servir de instrumento de poder para um partido” e mais, quando questionado a respeito de quais seriam os tais blogs sujos a que se referia, Serra escapa, em total desprezo, com uma de suas marcas do desrespeito a liberdade de expressão e ao contraditório: “Alguma outra pergunta?”.

Claro que suas declarações serviram de afago e apoio irrestrito (e mútuo) aos grande grupos de comunicação brasileiros, nitidamente identificados como os maiores apoiadores de sua candidatura e, consequentemente, de condenação da blogosfera, contraponto desses meios de comunicação e opção de outras leituras dos fatos.

Serra mostrou-se, transparentemente, parcial.  Uma (pouco provável) vitória de Serra poderia, baseado em suas declarações e na falta de respeito que apresenta quando confrontado, representar um risco à liberdade de expressão e de imprensa.  Serra não parece conviver bem com aquilo que o expõe em suas fragilidades e contradições.  Foge da discussão com o seu bordão preferido do menosprezo ao direito de informação sobre determinados temas: “Alguma outra pergunta?”.  Confira aqui sua forma sui generis.
Ou quando, mais agressivo, responde com outra pergunta aquilo que lhe desagrada e despista do assunto incômodo.  Mas Serra é capaz de se desculpar por seus atos, como fez certa vez com um repórter que lhe perguntou algo inconveniente, ao saber que o mesmo era da Rede Globo, saiu-se com essa: “De onde você ? É da Globo? Então me desculpe…”. Inacreditável, mas verídico, confira aqui.

Há agora posições definidas de quem está com quem, a blogosfera já sabe quem representa riscos a sua liberdade e diversidade. 
A blogosfera representa a possibilidade das pessoas se informarem sob o signo da diversidade, nos mais amplos aspectos culturais, econômicos e políticos, condená-la irresponsavelmente, como fez o candidato Serra, apenas serve para defender os interesses dos grandes grupos de comunicação e desqualificá-la como fonte de informação e discussão. 

Serra não quis citar quais seriam os blogs sujos, porque sabe que sua afirmação foi apenas para atender seu objetos políticos, já que não teria como provar o que afirmou.  Tornando sua declaração genérica ele escapa de processos que, com certeza, teria que enfrentar, mas, de outra forma, objetiva rebaixar toda a blogosfera ao seu senso deformado de liberdade de expressão e de imprensa, que só lhe interessa quando formada de bajuladores e festivos apoiadores, tal como a imprensa conservadora hoje costuma lhe apresentar ao leitor, basta acompanhar a Folha de São Paulo, O Globo, Veja, Época, JN, Estadão, Zero Hora etc.
Seria então a deixa para o governo poder contra-atacar: a oposição financia órgãos de imprensa sujos para botar defeitos em tudo que representa?

O contraponto existe e precisa ser respeitado como tal
Blogs independentes e progressistas merecem o destaque e a consideração daquilo que representam e oferecem ao leitor.  Blogueiros respeitados e identificados por suas credibilidades de hitória profissional e zelo éticos , tais como o Nassif, Paulo Henrique Amorim, Luiz Carlos Azenha, Rodrigo Vianna, Eduardo Guimarães, Emir Sáder entre tantos outros, representam o risco para aqueles que sempre acharam que poderiam ditar regras, sem oposição de idéias, e conseguir, facilmente, o que queriam.  
Esse tempo está ficando para trás e hoje é um dia histórico para a blogosfera: começa, e vai até domingo, em São Paulo o 1º Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas, que superou expectativas de inscritos, representando, inequivocamente, o novo caminho da informação: plural, democrática e multifacetada.

Anúncios

Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em 20/08/2010 por em Uncategorized.

Democratização da mídia, apóie!

Seja amigo do Barão!

Digite seu e-mail para seguir este blog e receber notificações de novos posts.

Junte-se a 3.450 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: