Palavras Diversas

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Pesquisa Datafolha: "novidades envelhecidas" que até o mundo mineral já sabia


Dilma 41%, Serra 33%…Enfim o Datafolha se arrisca a mostrar, bem de perto, o tamanho da boca do jacaré…

O Datafolha confirma vantagem de Dilma e abre novamente a boca de jacaré, que cada vez mais se parece com uma boca de hipopótamo!
O resultado entra em linha de acerto com os demais institutos de pesquisas, com certo atraso e, porque não dizer, teimosia insana do pessoal da Folha de São Paulo e seus sócios tucanos paulistas em manter Serra à frente…
Outra questão interessante a questionar é: qual terá sido o “fenômeno” social, político ou econômico, ou quem sabe todos eles juntos que explique, segundo a metodologia do Datafolha, uma virada de 9 pontos?
Afinal Dilma cresceu 3 pontos e Serra caiu 6 e aparece com reais possibilidades de liquidar a elição no primeiro turno.

O que pode ser explorado desse resultado?
Creio que não muito além dos discursos confiantes de quem se consolida com vantagem ou do falso otimismo de quem se distancia da liderança.
Fica claro é que o Datafolha e os patrocinadores de suas pesquisas eleitorais, apostaram alto em resultados artificiais, inflados para manter seu candidato à frente até o início da campanha na TV, buscando, quem sabe, influenciar o eleitor ao tentar criar um falso clima de disputa acirrada, nos pontinhos percentuais.
Mas precisavam combinar com o Vox populi, CNT-Sensus e até com o Ibope.
Ou seja: os números de hoje do Datafolha são “novidades envelhecidas” divulgadas pelo casal JN, apenas um retrato atualizado e que até o mundo mineral já tinha conhecimento.

Por outro lado, pode-se também afirmar: o comportamento agressivo de Bonner com Dilma e a camaradagem fraternal que o apresentador dispensou ao Serra, mereceram reprovação do eleitor e ajudaram a tornar os números elásticos a favor de Dilma. Maltratada que foi pelo principal âncora do jornalístico de maior audiência da TV brasileira, talvez o único que atinja o povão em cheio.

Mas não se pode esquecer de um fator determinante nessas eleições. A sabatina deu repercussão e alcance para aqueles que ainda desconheciam: Dilma é a candidata de Lula e Serra se apresenta apenas como o candidato do futuro, alguém que esconde seu passado recente, por oportunismo ou vergonha. O eleitor não (mais) é bobo.


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Um comentário em “Pesquisa Datafolha: "novidades envelhecidas" que até o mundo mineral já sabia

  1. o sem nome
    14/08/2010

    Claudio,
    vous empre ao Rio também, tenho aí, um casal de filhos e uma neta, Meu Filho filipe é integrante da banda de rock Riverdies, é guitarrista e produtor fonográfico. Vou fazer do goytacity um porta voz do diversas-palavras. a entrevista do mino carta vi de encont4ro a tudo o qeu penso sobre a mídia brasileira. grande abraço e um belo final de domingo pr ti, estando no Rio tre aviso vamos tomar um choop.

    Curtir

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Publicado em 13/08/2010 por em Uncategorized.

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