Palavras Diversas

Desde 2010 observando política, mídia e sociedade

A despolitização das eleições na Internet

Imagem: http://planeta-fusca.blogspot.com

Diante de todo o alarde, resolvi olhar o site que o PSDB criou para atacar seus opositores nas eleições desse ano: Lula e Dilma Roussef.

Trata-se do “Gente que Mente” (www.gentequemente.org.br). Em um primeiro momento, pelo seu evidente amadorismo, fica difícil acreditar que estamos diante de um site abrigado na página principal do PSDB, partido de oposição ao governo que lançou José Serra como candidato às eleições presidenciais desse ano.

Digo isso porque fica bastante claro que a oposição oficializou a baixaria nas eleições. Não poderá reclamar de mais nada, pois está baixando o nível dos debates de maneira apelativa. Eles dizem que o site é para esclarecer o eleitorado, mostrar as verdades. Mas que verdades são essas? Só as verdades boas para José Serra? Tentei postar um comentário lá. Não foi aprovado pelo moderador. Portanto, foi criado sim, com o propósito claro de atacar sem debater.

Fica clara ali a tentativa dos aliados de José Serra de centrar o debate eleitoral na sua despolitização, procurando desqualificar pessoalmente seus opositores. Nem debate possui, porque só um lado ataca.

Talvez seja um indício do que temos observado ao longo do governo Lula no que se refere às campanhas difamatórias, arma bastante utilizada pela oposição. A incessante tentativa de desqualificar pessoalmente o Presidente da República impondo-lhe rótulos preconceituosos, julgamentos superficiais, pouco fundamentados, além de uma clara implicância que varia para um ódio inflamado. Esse comportamento que vem principalmente de uma parcela da classe média alta confronta-se com a popularidade crescente do Presidente Lula. Aqueles que o criticam buscam levianamente as justificativas para sua crescente popularidade.

O rol de justificativas é variado e vão desde a acusação de manipulação de pesquisas até a compra da fidelidade dos pobres pelo programas sociais como o Bolsa Família, passando pela velha máxima de que a população pobre não possui capacidade para julgar o que seja um bom governo. A perplexidade diante de resultados expressivos de popularidade do Presidente causa reações ainda mais inflamadas. A internet é um terreno fértil para expressar as reações de ódio, acusações pessoais e todo tipo de baixaria.

O site Gente que Mente não se distancia disso, não se vê discussão de projetos, análises das políticas nacionais ou qualquer plano alternativo de Brasil que se oponha ao governo atual. O site foi criado especialmente para ser instrumento de ataques pessoais aos opositores, ou seja, um discurso despolitizado e vazio.

Vejamos dois exemplos retirados do site:





Igor referindo-se ao MST e Dilma no dia 30/04/2010 às 1:22:

QUERO VER ESSA BRUXA TRABALHAR COMO UM VERDADEIRO TRABALHADOR BRASILEIRO! QUERO VER ESSE BANDO DE SEM-VERGONHA TRABALHAR PARA VALER!INVADIR E PEDIR ESMOLAS É FÁCIL! QUERO VER ARREGAÇAR A MANGA DA CAMISA E CONSEGUIR O SALÁRIO SUANDO MUITO!!! CAMBADA DE Sanguessuga!!!!!!!!!!

Fonte: http://www.gentequemente.org.br/2010/04/29/as-duas-caras-de-dilma-no-mst/





Gustavo sobre Dilma no dia 30/04/2010 às 16:46:

Não sei como esse PT – Partido dos Trambiqueiros ainda conseguem ter 22% em pesquisa eleitoral para a Presidência da República.

Não vejo nada de bom, e ainda querem colocar uma terrorista para ser presidente. É demais…

Dilma já roubou banco. Imagine o que ela pode fazer tendo o banco central na mão?

Dilma foi responsável pelo ataque terrorista que matou soldados e um jornalista, que estava apenas trabalhando.

http://www.gentequemente.org.br/2010/04/29/foto-de-bengell-fingindo-ser-dilma-foi-obra-de-jerico/





Detalhe, esses comentários estão sendo divulgados pelo site do PSDB.

A convivência com uma parcela da classe média mostra que esse tipo de pensamento é apenas exemplo de um discurso recorrente e que virou moda: os ataques pessoais e preconceituosos a Lula e a todos os que o apóiam. Não se fala do governo de Lula, da sua equipe, do trabalho dos seus ministros, dos avanços, recuos, lacunas, dos números que o gabaritam, da atuação diplomática de seu governo, nada. Tudo se resume a taxar Lula e Dilma com adjetivos grosseiros como se, por trás da difamação, estivesse encoberta a opinião de que o Palácio do Planalto não é lugar para pessoas como Lula ou Dilma, independente do que eles estejam fazendo pelo país.


Anúncios

2 comentários em “A despolitização das eleições na Internet

  1. Julio Cardoso
    03/05/2010

    Obrigado! Hoje eu tomei coragem e li o Jornal O Globo inteiro. O Serra não é noticiado. No dia 1º de maio ele não fez nada. Por outro lado, a edição toda foi negativa à Lula e Dilma, incluindo os colunistas, cartas… Deram uma coluna no cantinho para o Mercadante, só para disfarçar…Eles não estão brincando..
    Saudações e obrigado pelo comentário.

    Curtir

  2. ta_neves2
    02/05/2010

    É incrível como esses comentários sem fundamentos são o máximo que eles conseguem dizer…terrorista, bolsa-esmola,etc e etc. Não exitem comentários consistentes pelo simples fato de que, o Governo Lula é destaque em todo o mundo! As estatísticas são contundentes! Aí eles começam a apelar…que bom que existe um mundo além da Globo e Veja e Época da vida. Parabéns pelo Blog!

    Curtir

Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em 01/05/2010 por em Uncategorized.

Democratização da mídia, apóie!

Seja amigo do Barão!

Digite seu e-mail para seguir este blog e receber notificações de novos posts.

Junte-se a 3.450 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: